Algoritmo poderoso é capaz de gerir dados com precisão, transformando as informações passadas pelo cliente em uma experiência personalizada
O uso mais abrangente da Inteligência Artificial, principalmente aquele disseminado pelo ChatGPT, deu margem a diversos questionamentos sobre suas aplicações. Embora haja quase o consenso de que a IA tenha malefícios e benefícios, é inegável que os ganhos em produtividade animam. A capacidade de resolver problemas e achar soluções criativas na produção de textos e imagens cativa especialmente a área de marketing digital.
Chatbots e estratégias de IA aplicadas ao SEO já têm encontrado bons resultados em suas aplicações. Afinal, são ferramentas poderosas na conexão entre clientes e empresas. O primeiro permite uma interação muito maior e mais rápida na solução de problemas, a qualquer hora do dia, com respostas satisfatórias. O segundo tem o poder de maximizar os resultados de buscas, garantindo boa visibilidade para as redes da empresa.
No entanto, o uso de Inteligência Artificial não se limita a somente estes dois usos. A capacidade de aprendizado de máquina, ou machine learning, é capaz de tornar a experiência do usuário cada vez melhor, à medida que ele interage com a IA. Essa função pode proporcionar ao cliente algo muito mais personalizado, algo que demandaria muito mais tempo se feito por uma equipe humana.
Esse aspecto ocorre também pela quantidade imensa de dados que a IA é capaz de gerir em pouco tempo, seja na coleta ou na análise. Sendo assim, é possível gerar estratégias baseadas naquilo que o usuário experimenta e deseja obter, com resultados ótimos. Debbie Weinstein, vice-presidente do Google UK, conta que esta é uma função que a empresa já usa há tempos com sucesso.
O salto qualitativo se reflete em ganhos financeiros: a diminuição dos custos é expressiva e os lucros aumentam. Segundo a VP, para o desbloqueio de todo o potencial que a IA apresenta, deve-se primeiro fazer um panorama de quais são os gargalos da empresa, ou seja, sobre qual desafio a IA vai atuar. A capacidade de solução de problemas dela é gigante, mas seu uso precisa ser direcionado.
O próximo passo seria a depuração dos dados obtidos. Estes devem ser de qualidade para o melhor direcionamento das ações subsequentes. Para ela, as ações podem ser agrupadas em campanhas. Estas devem passar por testes até que possam ser postas em prática em escala maior.
O poderoso algoritmo lida bem com padrões e análises, podendo mesmo fazer previsões de maneira assertiva, o que é especialmente bom para as empresas. Uma pesquisa da IBM revela que mais de 41% das empresas brasileiras usam algum tipo de IA. E da mesma maneira que a IA é capaz de executar os serviços relacionados a dados de forma terceirizada, um serviço de BPO financeiro pode dar conta da gestão financeira da empresa.
Notícias – R.S. Works T.I. Soluções em T.I. – Desenvolvimento Web e Aplicações