Construir uma dinâmica empresarial pode ser um desafio bastante grande. Para obter sucesso nesse universo, é preciso considerar uma série de variações importantes dentro dessas instâncias. Por isso, o stakeholder mapping pode ser um fator relevante nesse universo.
Quando uma pessoa ou um grupo funda uma empresa, há uma série de exigências importantes que precisam ser consideradas logo de cara. Isso vai desde a parte burocrática até a fundamentação estratégica em todas suas instâncias de atuação da marca.
Considerar um bom plano de negócios é um dos pontos centrais. No entanto, para chegar a esse ponto, é preciso manter uma orientação analítica dentro de todos esses padrões elaborados.
Quanto mais o tempo passa, mais técnicas e ferramentas são orientadas para as empresas. Desta forma, torna-se mais fácil e apurada a sua análise dentro de um segmento de mercado específico.
Da mesma forma que a empresa precisa lidar com stakeholder em todo processo, existe uma dinâmica de observação ativa da concorrência para conseguir chegar a alguns padrões mais determinados de ações.
Seja como for, embora esses aspectos sejam mais complexos nos dias de hoje, essas demandas são perenes em toda história do mercado. Uma loja de bairro dos anos 20 já tinha esse tipo de orientação.
Um novo concorrente nas redondezas pode representar algum tipo de ameaça. Já o investimento de novas pessoas no negócio pode aumentar a preocupação com acionistas e assim por diante.
Lidar de forma responsável com todos esses elementos pertencentes ao ecossistema empresarial de uma marca especializada em produção de perfil u galvanizado pode ajudar bastante na hora de construir uma boa estratégia.
O planejamento e a análise de mercado são grandes aliadas de todos esses processos. Com o passar dos anos, uma diversidade ainda maior de ferramentas passaram a auxiliar nessas elaborações.
Mercado: quais são seus agentes?
Baseando-se em todos esses padrões, o mercado pode se apresentar como um ambiente bastante importante para qualquer empresa. Afinal de contas, ele é o cenário de atuação de todas essas marcas.
Apesar dessa ser uma imposição para qualquer empresa, os agentes atuantes em cada área podem variar de acordo com algumas demandas elaboradas por determinados segmentos do mercado.
Por exemplo, uma franquia de barraca de crepe para festa infantil pode ter uma determinação de atuação mais objetiva. Entre funcionários, investidores e concorrência, alguns elementos podem ser manifestar de formas diferentes.
Tudo vai depender da natureza de cada mercado. Por essa razão, é importante fazer uma análise a respeito de algumas variáveis nesses contextos, como é o caso do benchmarking e análise de SWOT.
Alinhar-se com os padrões mercadológicos é saber quais são seus principais agentes e agir em consonância com esses fatores. Para chegar a esse ponto, as estratégias precisam ser muito bem estabelecidas.
Dentro dessas perspectivas, há alguns agentes importantes que atuam nos mais diversos segmentos do mercado. Alguns desses elementos que precisam ser considerados são:
- Concorrência;
- Clientes;
- Investidores;
- Funcionários.
Esses são alguns dos entes essenciais para a construção de uma empresa. Há uma variedade de outros elementos que podem contribuir com essas abordagens, mas, em termos gerais, esses são os mais importantes.
Assim, uma loja especializada em venda de chaveiro emborrachado com relevo pode ter uma abordagem muito mais precisa na hora de garantir uma estratégia em seu mercado.
O que é stakeholder?
Todos os entes citados acima são essenciais para o funcionamento de uma empresa. No entanto, quando se fala em stakeholder há ainda mais interesses em jogo com base no desempenho de uma marca.
De uma forma geral, esse termo é utilizado para atribuir às partes interessadas de uma empresa. Ou seja, todos os agentes mercadológicos que possuem algum tipo de interesse no desempenho da empresa podem ser considerados como stakeholders.
Sendo assim, um investidor de uma empresa que fabrica banheiro químico com descarga pode ter total interesse nas estratégias de produto dentro desta empresa.
O stakeholder precisa ser reconhecido e inserido nas dinâmicas de ações da empresa. Afinal de contas, ele é a parte interessada no sucesso de uma empresa. Portanto, cada passo dado precisa ser comunicado.
Além disso, há uma série de outros formatos de stakeholders que transcendem essa capacidade de lidar com determinados pontos de investimentos. Todas as partes interessadas podem entrar nesse contexto.
Tipos de stakeholders
Uma empresa pode ter uma série de entes mercadológicos interessados em seu desempenho. Um cliente fiel pode sempre esperar a mesma qualidade de um fornecedor de arenato textura .
Essa relação pode ser considerada de stakeholder e, por isso mesmo, cada passo dado precisa ser muito bem estabelecido para que haja algum tipo de relação com esses processos.
Há alguns tipos de stakeholders no mercado. Cada um deles pode lidar com ações específicas de uma empresa e, portanto, é central pensar de forma estratégica em todos eles. Alguns deles são:
- Investidores;
- Diretores;
- Fornecedores;
- Clientes;
- Prestadoras de serviços;
- Empresas terceirizadas.
Como é possível notar, todos esses elementos são agentes de mercado. O que vai levá-lo a uma lógica de stakeholder é a sua capacidade de ter alguma orientação de influência ao redor da empresa.
Assim, seja o fornecedor de agulhas para uma clínica de microagulhamento para poros dilatados seja o cliente final desses processos, os stakeholders são fundamentais.
Stakeholder mapping: o que é?
Mais conhecida como o mapeamento de stakeholder, essa é uma estratégia importante para criar um reconhecimento dentro desses padrões. Quanto mais estabelecido for esse mapeamento, mais estratégias a empresa pode ter.
O nível de atuação de uma empresa no mercado pode definir a complexidade de atuação de seus parceiros comerciais. Por isso, pensar em uma atuação mais aberta pode inibir o mapeamento de stakeholders.
Pensar em uma empresa especializada em fornecimento de tenda transparente aluguel pode ajudar a trazer mais luz a esse processo de mapeamento. Afinal de contas, essas elaborações precisam ser muito bem delimitadas.
De uma forma geral, neste exemplo, é possível pensar nesse mapeamento como uma orientação que vai entender quais são os interesses de cada agente de mercado e interagir com essas demandas.
A prestação de contas para acionistas, a qualidade de produto para clientes e as boas condições de trabalho para um funcionário podem ser fatores essenciais dentro desses processos.
Assim, se essa empresa está em busca de mais sucesso em sua área, o mapeamento precisa considerar alguns pontos essenciais. Alguns desses elementos são:
- Nível de influência dos stakeholders;
- Tipos de stakeholders;
- Demandas de cada segmento;
- Comunicação.
Todos esses padrões ajudam na hora de estabelecer uma boa política de prestação de conta para um parceiro comercial. O importante é saber como interagir com esses elementos de forma ampla.
Qual o nível de influência de um stakeholder?
Para responder a esse questionamento, é preciso avaliar a atuação da empresa em um segmento de mercado. Os níveis de atuação de um stakeholder pode fazer toda diferença em todos esses contextos.
Quando uma empresa entra em um projeto, há alguns graus de relação com determinadas instâncias do mercado. Essas elaborações possuem níveis e esses elementos são centrais.
Por exemplo, se o objetivo de uma empresa é construir uma fachada de loja de roupas em lona, diante desse projeto, os stakeholders de maior nível vão ser os fornecedores e os prestadores de serviço.
Já quando há uma licitação no estatal, normalmente, o stakeholder é a empresa contratada. Essa relação pode ganhar um nível ainda mais coeso dentro dessas construções.
Como engajar stakeholders?
De uma forma geral, o que faz uma empresa ter uma boa dinâmica em seu mercado são os stakeholders. Desta forma, o engajamento precisa ser estabelecido através de alguns pontos essenciais.
A comunicação institucional pode ajudar em alguns casos. No entanto, para engajar mesmo, é preciso saber quais são as demandas de cada um desses agentes e interagir com elas.
Um acionista precisa de resultados. Essa comunicação é estabelecida em reuniões e relatório. Já o cliente precisa de qualidade, o que pode ser informado a partir de uma publicidade tradicional.
Em relação aos funcionários, a comunicação administrativa precisa se fazer valer. Quanto mais o tempo passa, mais essas elaborações ganham fôlego dentro dessas ações.
Considerações finais
Desde os primeiros passos das empresas, há uma série de contextos importantes a serem considerados. Seja do ponto de vista de análise de mercado ou no trato com stakeholder.
Assumir um papel estratégico dentro desses projetos é determinante para consolidar uma boa dinâmica de interação com essas variáveis presentes no mercado.
O stakeholder mapping consegue criar uma lógica de análise de todos os agentes envolvidos na atuação de uma empresa e traz alguns insights estratégicos para essas realizações.
Estabelecer alguns meios para garantir esses processos tende a fazer toda diferença. Quanto mais o tempo passa, mais esses pontos precisam ser levados em consideração.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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