Pesquisas apontaram que a presença de pessoas nesta faixa de idade teve um aumento significativo na rede social
O número de idosos no Instagram está passando por um aumento considerável. Segundo dados divulgados pelo Kantar Ibope Media, entre 2015 e 2022, o número de pessoas entre 65 e 75 anos teve um aumento de 4.937% no Instagram.
Este estudo relata como a presença de idosos nas mídias digitais está crescendo cada vez mais com a ascensão da internet e do acesso a ela. Em outras redes sociais, embora em uma porcentagem consideravelmente menor que no Instagram, o acesso também escalou de forma significativa: no YouTube, 886%; no WhatsApp, 707%; e, por fim, no Facebook, 255%.
A principal justificativa por trás desta forte presença de idosos nas redes sociais diz respeito ao aumento do acesso de pessoas nesta faixa etária. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), revelou que, entre 2018 e 2021, o acesso de idosos na internet aumentou de 68% para 97%.
Entre os principais motivos, estão tanto a busca por informações, como pesquisas online, quanto o entretenimento e a forma de manter um contato maior com a família.
Sobre esse aumento astronômico do uso do Instagram por idosos, segundo Eduardo Alves, Head de Go-To-Market & Field Marketing na Kantar Ibope Media, o nicho de pessoas entre 65 e 75 anos não é mais algo segmentado, mas, sim, uma presença significativa nas redes sociais, cada vez mais presentes neste cenário.
“Essas pessoas de 65 a 75 anos não são mais um nicho de mercado, elas se tornaram, ao longo de um período relativamente curto, parte integrante do consumo de redes sociais”, disse Alves.
Uma justificativa por trás deste aumento no consumo, principalmente neste período mais recente, tem muito a ver com a pandemia da Covid-19, enfrentada entre 2020 e 2021.
Devido a esse período pandêmico e ao risco de contato com os idosos, muitas famílias buscaram uma forma de conectar as pessoas mais velhas da família com as redes sociais tanto por uma questão de informação quanto para manter a conexão.
Com o avanço da tecnologia e a disseminação dos dispositivos eletrônicos, a geração mais experiente está se adaptando e se integrando cada vez mais ao mundo virtual. Isso se deve, em parte, à busca por conexões sociais, ao acesso a informações e entretenimento, bem como à facilidade de realização de tarefas cotidianas, como compras online e acesso a serviços públicos.
Esse fenômeno ressalta a importância de tornar a tecnologia mais inclusiva, garantindo que todos os grupos etários possam desfrutar plenamente dos benefícios oferecidos pelo mundo digital. Inclusive, pela internet, os idosos conseguem facilitar suas vidas realizando ações como consultas médicas ou até mesmo aprendendo algo novo, como um curso de sistemas de informações EAD.
Notícias – R.S. Works T.I. Soluções em T.I. – Desenvolvimento Web e Aplicações