Veja como a tecnologia assistiva está ajudando pessoas com deficiência a se conectarem com o mundo digital
A tecnologia assistiva (TA) é um ramo que busca quebrar barreiras e melhorar a acessibilidade para pessoas com alguma deficiência, aumentando sua participação no mundo digital, qualidade de vida, inclusão e independência. Existem diversas empresas e profissionais que atuam para garantir a aplicação da TA no meio tecnológico, por meio de aplicativos, softwares e equipamentos que visam facilitar a vida de pessoas com deficiência.
Muitas dessas tecnologias já são aplicadas e convivemos com elas no nosso dia a dia, como rampas de acesso, elevadores de ônibus, semáforos sonoros, softwares ampliadores de telas, entre outros. Conheça algumas dessas ferramentas tecnológicas que já estão disponíveis:
Job Access With Speech (JAWS)
Popularmente conhecida como JAWS, essa ferramenta é o leitor de tela mais popular do mundo. Ela auxilia pessoas que perderam a visão e possuem dificuldades para navegar na internet, pois possui saída de voz e braille para os aplicativos mais populares. Com a ferramenta, é possível controlar todas as funções do Windows através de atalhos no teclado ou até mesmo por voz, facilitando a criação de documentos, leitura e escrita de e-mails e navegação na internet.
Hand Talk
O Hand Talk é um tradutor simultâneo de idiomas que utiliza a tradução digital para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), auxiliando pessoas que possuem deficiência auditiva. Ele também pode ser usado por pessoas que querem se comunicar e não possuem nenhum conhecimento de Libras. O software conta com uma persona 3D, chamada Hugo, para realizar as traduções.
Be My Eyes
Be My Eyes, ou “seja meus olhos”, em uma tradução literal, é um aplicativo que auxilia pessoas que possuem problemas de baixa visão ou cegueira. Com ele, é possível que voluntários emprestem sua visão para pessoas com essas deficiências, através da câmera de celular, auxiliando em problemas do dia a dia como verificar uma data de validade ou mesmo ler uma bula de remédio.
Expressia
Expressia é um aplicativo que foi desenvolvido para auxiliar pessoas não verbais a se comunicarem. Com ele, é possível criar cartões que possuam figuras, textos, fotos ou músicas e agrupá-los de acordo com o contexto, para em seguida a pessoa tocar nos cartões em sequência para compor uma frase ou expressar alguma ideia. Ele também pode ser usado por professores ou profissionais que lidam com pacientes não verbais para criar atividades de associação que estimulam as funções cognitivas.
Guia de Rodas
O aplicativo foi desenvolvido para auxiliar pessoas com mobilidade reduzida, mapeando estabelecimentos comerciais com informações como existência de rampas ou a largura de portas, que são feitas pelos próprios usuários, gerando uma rede de informações muito útil.
Inovações como essas são essenciais para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, e é muito importante que profissionais de TI ou mesmo alunos que estudem em uma faculdade de ciência da computação se engajem e façam parte da busca de projetos que gerem cada vez mais inclusão e acessibilidade.
Notícias – R.S. Works T.I. Soluções em T.I. – Desenvolvimento Web e Aplicações
One comment
Pingback: A importância da segurança digital em tempos de ataques cibernéticos e ameaças virtuais