Plataformas na nuvem são essenciais para centralizar e proteger dados; entenda como substituir processos manuais por soluções mais eficazes e precisas
(Créditos: Worawee Meepian/iStock)
No Innovation Forum 2022, uma tendência que se destacou foram as plataformas “as a service”, capazes de centralizar dados na nuvem, garantindo mais segurança e acesso à informação. Através da automação comercial, tarefas repetitivas e manuais são substituídas por processos mais precisos e livres de erros.
Essa automação é possível graças a ferramentas e sistemas que integram e analisam grandes volumes de dados, proporcionando percepções para a tomada de decisões estratégicas. Dessa forma, permite um conhecimento mais profundo do comportamento dos clientes e dos resultados corporativos, facilitando a identificação de gargalos e a implementação de melhorias.
O que é e como funciona um sistema de automação comercial?
Resumidamente, é um software que auxilia a equipe de vendas ao fornecer dados para decisões assertivas, melhorar a eficiência das atividades e aprofundar o entendimento sobre o negócio. Ele pode ser utilizado tanto para serviços, como vendas e suporte ao cliente, quanto para produtos, como gerenciamento de estoque e logística.
O ideal é que esse sistema disponibilize dados em tempo real e integre diversas ferramentas e plataformas, proporcionando o acesso unificado das informações e uma gestão mais satisfatória das equipes. Ele facilita a comunicação entre os setores envolvidos em determinadas atividades e possibilita a criação de relatórios detalhados com KPIs de desempenho.
Por exemplo, por meio da automação comercial, é possível preencher um cadastro de cliente ao buscar os dados em outros sistemas, como um ERP, ou consolidar a gestão de compras e da cadeia de suprimentos em um único espaço. Outro exemplo, agora no caso de atendimento ao cliente, é que os chatbots conseguem agilizar a resposta de dúvidas e questões simples.
Quais são as vantagens de ter um sistema de automação?
Com os sistemas adequados, as empresas conseguem manter um controle preciso e atualizado do inventário. Isso ajuda a evitar tanto a falta quanto o excesso de produtos, melhorando a administração de recursos e reduzindo os custos. Quando trata-se de vendas, torna os pagamentos mais rápidos, assim como a emissão de notas fiscais e o registro de transações. Isso libera tempo de atividades burocráticas para se concentrar em tarefas que demandam mais tempo.
Além disso, quando os sistemas são integrados, isso facilita a coleta e análise de dados em tempo real. Essa análise e a disponibilidade de informações permitem aproveitar melhor novos negócios e oportunidades de mercado. Ainda é capaz de promover um atendimento personalizado ao cliente, descontos e promoções automáticas, melhorando o relacionamento com o consumidor.
Como aplicar automação comercial na empresa?
O primeiro passo é escolher um sistema compatível com o porte e as atividades do setor, como gerenciamento de pedidos, controle de estoque e administração financeira, por exemplo. Identifique quais são os processos manuais que podem ser automatizados, como o controle de inventário e o cálculo de impostos. Avalie as particularidades do negócio para determinar quais processos são passíveis de automação.
Use ferramentas de análise de dados para reunir informações sobre vendas, inventário, fluxo de caixa e outros aspectos importantes da empresa. É fundamental educar os colaboradores para o uso correto do sistema de automação comercial. Ofereça treinamentos e suporte técnico para garantir que todos possam operar os sistemas e aproveitá-los ao máximo.
Notícias – R.S. Works T.I. Soluções em T.I. – Desenvolvimento Web e Aplicações