Conheça o conceito de marketing de atração que vem se destacando no mundo corporativo
O inbound marketing, que também é conhecido como “marketing de atração”, é um conjunto de estratégias de marketing que vem se destacando e traz uma abordagem diferente das técnicas convencionais, onde o principal conceito é atrair o público de forma mais livre e espontânea, através de canais como blogs, mecanismos de buscas e redes sociais.
Diferentemente do marketing convencional, onde as empresas vão atrás dos clientes, o inbound marketing tem como principal característica que o cliente encontre a marca de forma espontânea. Para isso, são produzidos e distribuídos na internet diversos materiais de qualidade, como textos, vídeos e fotos, em blogs, sites e redes sociais, para atrair um público específico para a marca.
Com materiais focados em conteúdos específicos e autorais, é possível segmentar as pessoas que têm afinidade com a marca e seus produtos, transformando a empresa em referência em determinados assuntos, e assim influenciando a decisão de compra de futuros clientes.
É possível adaptar o inbound marketing para qualquer tipo de segmento, adaptando o conteúdo para o entretenimento ou mesmo usando conteúdos técnicos para reforçar a presença da marca no ambiente virtual.
A utilização de técnicas do inbound marketing traz inúmeros benefícios para as empresas, como:
- Aumentar a visibilidade do negócio na internet;
- Diminuir o custo de conversão de leads;
- Atrair clientes novos em potencial;
- Gerar conteúdos relevantes agregados à marca;
- Otimizar o processo de divulgação e venda;
- Aumentar a aproximação com os clientes;
- Mensurar os resultados das campanhas com mais facilidade e agilidade.
Metodologia de implantação do inbound marketing
A metodologia usada para a implantação deste conceito consiste em 4 etapas: atrair, converter, fechar e encantar.
Atrair
A atração de novos clientes é uma das etapas mais importantes no inbound marketing, e ela é feita através da postagem de conteúdos relevantes na internet, em blogs, sites ou redes sociais. Também são usadas técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca), que consistem em situar o conteúdo em posições com maior visibilidade em buscadores para atingir um público específico.
Também podem ser usados links patrocinados, anúncios em pesquisas, anúncios em banners de sites ou blogs, além de ferramentas específicas nas redes sociais, como o Facebook Ads e os posts patrocinados do Instagram.
Converter
A etapa de conversão é quando as pessoas que tiveram acesso ao conteúdo precisam virar leads. Neste processo, é preciso que os visitantes informem meios para uma comunicação direta com a empresa, como e-mail, WhatsApp e telefone de contato, por exemplo, e forneçam a permissão para o contato.
Fechar
Após obter os meios de comunicação diretos, nesta etapa, a empresa entra em contato com o cliente para que possa oferecer os serviços ou produtos e efetuar a venda.
Encantar
A etapa de encantar e fidelizar o cliente consiste em transformar o cliente em um fomentador da marca, divulgando os serviços e produtos oferecidos para amigos. Normalmente isso ocorre através de e-mails ou publicações em redes sociais. Para isso, é preciso utilizar mecanismos de pós-vendas, antecipando soluções, e possuir um suporte proativo, para despertar a admiração do cliente pela marca.
O inbound marketing pode ser usado por empresas de todos os tamanhos, desde as grandes corporações até pessoas que possuem pequenos negócios online. Para isso, é muito importante escolher cuidadosamente o segmento do negócio e saber o que vender para ganhar dinheiro, para conseguir aplicar as técnicas do inbound marketing com maior eficácia.
Notícias – R.S. Works T.I. Soluções em T.I. – Desenvolvimento Web e Aplicações