Com a aproximação do lançamento do Android L, a versão 4.4 do sistema (KitKat) começa a ganhar mais popularidade. Segundo os dados liberados pelo Google nesta quarta-feira, 13, a versão mais recente do software está em 20,9% dos dispositivos.
Para comparação do ritmo de crescimento, o valor era de 17,9% em julho e 13% em junho. O KitKat amplia a diferença de participação em relação ao Ice Cream Sandwich (10,6%) e o Gingerbread (13,6%), mas ainda está longe de superar o Jelly Bean, que ainda está presente em 54,2% dos dispositivos Android.
Claro que isso é quase incomparável com o que a distribuição do iOS 7 pela Apple, que já está presente em 91% dos iPads e iPhones no mundo. Isso porque a empresa domina todo o processo de distribuição do software e possui uma quantidade limitada de aparelhos no mercado, o que facilita muito a compatibilidade das novas versões do sistema.
Já no caso do Android, o Google precisa lançar a nova versão do sistema e então repassá-la aos fabricantes, que decidem quais aparelhos devem receber o update e em seguida fazem as modificações. Só depois o update passa pelas operadoras que faz seus testes de compatibilidade antes de finalmente liberá-lo ao consumidor. Nesse trajeto, muitos dispositivos acabam simplesmente ficando sem a atualização.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43554/43554