O aplicativo Foursquare finalmente completou sua transição de um serviço de check-ins em lugares para uma plataforma de recomendação de lugares. O app recebeu uma atualização que inviabiliza o velho sistema de check-in, que agora, oficialmente, é exclusividade do Swarm, resultado da divisão do velho app em dois.
O objetivo é transformar o serviço em uma ferramenta de descoberta de novos lugares. O Foursquare agora oferece uma grande variedade de palavras-chave que representam os gostos do usuário para construir um perfil com suas preferências. Em seguida, começa a apresentar estabelecimentos que as pessoas podem gostar com base nestas informações.
Conforme o usuário utiliza o Foursquare, a tendência é que o aplicativo se torne mais inteligente, aprendendo mais profundamente as preferências da pessoa.
O lado de gamificação, com pontos e insígnias, que fez a primeira versão do app tão popular, ainda está presente. No entanto, isso serve como um estímulo para as pessoas deixarem recomendações ou críticas para os lugares por meio do serviço.
Caso o Foursquare tenha sucesso na nova empreitada, a meta é se estabelecer como uma empresa capaz de competir com a gigante Yelp, avaliada em US$ 5 bilhões, e até mesmo o Google. Para isso, no entanto, precisa convencer a comunidade a não abandonar a plataforma após a reformulação total.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43450/43450