A Sony decidiu relançar um dispositivo de áudio com a marca Walkman, focado na reprodução de músicas de qualidade alta. Desembolsando US$ 700, é possível adquirir o novo dispositivo, que tem tela touch screen Triluminos de 4 polegadas com definição de 854×480 pixels e sistema operacional Android 4.1.
O Walkman ZX1 permite a reprodução, armazenamento e transferência de arquivos mais pesados, apelidados de “faixas com alta resolução de áudio”, que não apresentam perda de dados de gravações originais. Esses arquivos podem pesar até 3X mais do que os comuns, já que apresentam ao ouvinte tons mais profundos e até o momento de respiração de um cantor.
O ZX1 pode abrigar 128 gigabytes de músicas. Segundo a Sony, cada uma das unidades é esculpida com base em um bloco de alumínio que pode ajudar a reduzir os ruídos. O aparelho não realiza ligações, mas, se conectado à internet por Wi-Fi, pode funcionar como um mini-tablet.
De acordo com a empresa, o amplificador digital que o dispositivo possui é capaz de reduzir ruídos, distorções e remasterizar arquivos comprimidos de maneira fiel. Mas tanta qualidade pode comprometer a bateria: a do ZX1 dura cerca de 16h, 25% do que outros players portáteis podem aguentar tocando arquivos compactados.
O produto foi lançado em dezembro do ano passado no Japão e se esgotou nas primeiras semanas. Em fevereiro de 2014, as unidades chegaram ao mercado europeu e em breve o walkman deve ser lançado nos EUA, como concorrente direto do iPod.
Os players de qualidade podem se tornar uma tendência no mundo da tecnologia. Segundo informações, Samsung, LG e HTC já pensam em smartphones que suportem arquivos de áudio de alta resolução.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43200/43200