Dois dias depois de anunciar o primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen no lugar do Android, a Samsung planeja rodar o software também em uma Smart TV, mostrando que ele é versátil tanto para portáteis quanto para centrais de mídia.
Em conferência para desenvolvedores realizada ontem em San Francisco (EUA), a coreana mostrou uma de suas televisões equipada com o sistema. A navegação acontece a partir de uma barra do lado esquerdo, por onde se escolhem as opções (vídeo, música, fotos, TV ao vivo), e o lado direito se modifica de acordo com o comando escolhido.
A navegação pode ser feita a partir de um controle comum ou de forma semelhante a um controle de Wii, que leva um cursor de escolha na tela. Também é possível utilizar um “web remote”, ou seja: um endereço web que controla o dispositivo específico. A TV também será compatível com teclados sem fio.
Por enquanto ainda não há muitos apps para a plataforma, já que não existe nenhum dispositivo à venda que rode o sistema Tizen, mas o sistema é aberto e, segundo a Samsung, estará disponível para qualquer empresa que decidir usá-lo.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42395/42395