A pesquisa de mercado é um investimento que pode definir o sucesso ou o fracasso de um e-commerce
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O Brasil, de acordo com os dados divulgados na pesquisa realizada pela ABComm, tornou-se, nos últimos, anos um excelente lugar para abrir um e-commerce. No entanto, embora pareça ser uma decisão empolgante, esse processo pode ser, também, desafiador em muitos sentidos.
Ainda em conformidade com os dados da ABComm, o e-commerce brasileiro conseguiu um faturamento de R$ 200 bilhões no ano passado, especialmente a partir do uso intensivo de inteligência artificial nos processos que envolvem esse modelo de negócio. Para esse ano, estima-se que o faturamento fique acima dos R$ 234 bilhões. Mas como ingressar nesse mercado e aproveitar esse crescimento? O que precisa ser feito?
Assim como em qualquer outro tipo de negócio ou investimento, existem algumas estratégias que podem acabar facilitando no momento de abrir um e-commerce. Entre essas estratégias ou etapas, talvez, a mais importante seja a pesquisa de mercado. Mas o que seria uma pesquisa de mercado e como funciona?
Em tese, trata-se de uma ferramenta que auxilia diretamente na compreensão do ambiente de negócios. No mercado, atualmente, principalmente pelas barreiras geográficas rompidas com o surgimento da internet, as relações comerciais fragmentaram-se em uma série de nichos e setores.
A pesquisa de mercado, portanto, permite conhecer o perfil do público-alvo, seus modos de vida, aquilo que gosta ou não de consumir e, por relação de causa e efeito, qual setor ou nicho do mercado esse consumidor encontra-se. Esse movimento permite identificar as tendências de consumo, mapear possíveis concorrentes e até mesmo descobrir novas estratégias que permitam consolidação e crescimento no segmento escolhido.
Como fazer uma pesquisa de mercado?
Para fazer uma pesquisa de mercado, inicialmente, é preciso entender que existe mais de um tipo. Saber dessas coexistências é importante, pois, dependendo da escolha, a pesquisa irá ou não dialogar com os objetivos e metas finais estabelecidas para o processo.
As principais pesquisas de mercado são: pesquisa de público-alvo, pesquisa de concorrência, pesquisa de tendências de mercado, pesquisa de satisfação do cliente, pesquisa de usabilidade, pesquisa de análise de dados e, por fim, testes de mercado.
A pesquisa de público-alvo aborda análises como dados demográficos, considerando gênero, idade e localização, preferências, comportamento online e hábitos de compras. A pesquisa de concorrência, como o próprio nome já indica, foca-se na análise dos empreendimentos que já operam no mercado.
Essa pesquisa em específico permite analisar pontos fracos e fortes, entender quais produtos são mais populares e que lacunas ainda podem ser preenchidas. Uma ferramenta amplamente utilizada nessa pesquisa é o monitoramento de SEO.
As pesquisas de tendências buscam antecipar possíveis mudanças que possam ocorrer. As de satisfação, por sua vez, auxiliam a entender quais estratégias estão ou não funcionando, já que se trata de uma análise que considera o consumidor final.
Por exemplo, se a ideia for uma loja de suplementos, é essencial identificar as principais demandas: whey protein, creatina, entre outros. Decisões como essa exigem uma análise cuidadosa para garantir compatibilidade com o mercado e atender às expectativas dos consumidores.
A pesquisa de usabilidade foca na experiência do usuário, na medida em que as análises de dados secundários possibilitam ampliar a compreensão dos universos mencionados anteriormente. Por fim, o teste de mercado serve para, antes de lançar uma campanha ou produto, testar se aquele lançamento será bem recebido pelo público.
Como executar a pesquisa de mercado?
Sabendo quais são os tipos de pesquisa de mercado, torna-se uma tarefa menos difícil executar uma. Para executar uma pesquisa, portanto, é preciso definir quais são os objetivos dela, então, a partir disso, identificar qual é o público-alvo que se pretende alcançar. Por conseguinte, é preciso escolher qual será a metodologia que permitirá executar essas tarefas.
Entre os métodos existentes, encontram-se: questionários, enquetes, entrevistas, análise de dados secundários (levantamentos realizados por outras empresas ou instituições). A partir dos dados coletados, é preciso analisá-los e, em seguida, interpretá-los, identificando certos padrões que guiem a decisões estratégicas. Esse movimento fará com que seja mais fácil aplicar as estratégias de marketing.
Todavia, antes de abrir um e-commerce, é interessante pesquisar bem quais segmentos ainda possuem chance de crescimento e destaque. Para tal, é importante entender, também, que o mercado em sua totalidade está sempre mudando, em constante transformação.
Na medida em que ocorrem avanços tecnológicos, novas estratégias surgem e o cenário muda completamente. Por esse motivo, é fundamental estar sempre acompanhando as mudanças e as tendências. No fim, é para isso que servem as pesquisas de mercado.