Entenda como a tecnologia pode automatizar processos de marketing e dinamizar toda uma operação corporativa
Créditos: Istock/Parradee Kietsirikul
Quando a internet assumiu o posto de principal meio de comunicação da sociedade, o setor marketeiro soube acompanhar essa mudança e se reinventar, levando em consideração as principais ferramentas que foram introduzidas com o digital. Assim nasceu o marketing digital, que hoje representa uma parcela crucial do desenvolvimento de qualquer empresa.
Contudo, o segmento não parou por aí e continuou evoluindo junto da tecnologia. Hoje, as ferramentas de automação vêm desempenhando um papel igualmente importante na área, auxiliando os profissionais a trabalharem com um fluxo mais dinâmico e planejamentos mais assertivos.
A seguir, entenda melhor o que é a automação de marketing e como ela pode ser aplicada na prática.
O que é automação de marketing?
A automação de marketing é um termo generalizado usado para designar qualquer tipo de software e ferramenta digital utilizado para automatizar processos. Esse não é um recurso exclusivo do setor marketeiro, mas existem alternativas para diferentes campos do mercado de trabalho – sempre de acordo com suas principais necessidades.
O principal objetivo da automação é otimizar a rotina de trabalho ao atribuir funções simples à tecnologia. Os softwares possuem algoritmos programados especificamente para realizar tais atividades, tudo de forma automática e livre de erros. Dessa forma, os profissionais conseguem se concentrar em tarefas que realmente exigem atenção humana.
Empresas que adotam esse tipo de ferramenta em sua operação garantem um aproveitamento melhor do seu expediente, já que seus colaboradores estão focados em atribuições mais importantes. Todos os processos pelos quais a tecnologia se encarrega são simples e repetitivos, então não existe uma substituição da força de trabalho humana pela digital – apenas uma adaptação, de forma que todos trabalhem em conjunto.
Como é aplicada no dia a dia?
Esse tipo de tecnologia pode ser aplicado de muitas formas dentro da rotina de uma agência, mas, no geral, é possível resumir suas funções às atividades que envolvem comunicação e coleta de insights. Esses são dois fatores fundamentais da área, já que toda a estratégia gira em torno deles.
No marketing digital, os profissionais especializados estudam diferentes abordagens para se comunicar com os clientes de uma determinada marca – sempre visando seu público-alvo. Contudo, seu trabalho seria bem mais difícil se não existisse uma forma de disparar mensagens automaticamente nos mais diversos canais de comunicação, incluindo e-mail, redes sociais, chats instantâneos e mais.
Essa é uma das principais funções da automação de marketing: garantir o alcance dos clientes da marca em diferentes canais. No e-commerce, esse é um recurso amplamente utilizado e projetado para atender a cada pessoa de forma personalizada, enviando sugestões de produtos ou até mesmo incentivando a finalizar uma compra que não concluiu.
Nesse quesito, também entra a parte de insights. Máquinas são capazes de processar um fluxo de dados infinitamente maior do que os seres humanos e, a partir disso, filtrar as informações. Dessa forma, os profissionais têm em mãos dados valiosos para adaptar suas estratégias e garantir métodos mais eficazes de chamar a atenção do público desejado.
Mesmo em funções diferentes, as finalidades se complementam e atuam em prol de um único objetivo: auxiliar os profissionais em suas respectivas funções. Neste mundo altamente tecnológico em que vivemos, a melhor forma de compreender e explorar a tecnologia é fazendo bom uso das próprias ferramentas que ela oferece.
A criação dessas soluções fica a cargo dos profissionais especializados em análise e desenvolvimento de sistemas, cujo ofício envolve transformar todo tipo de ideia e necessidade em ferramentas práticas e intuitivas. Graças a evolução desse campo, a automação está se tornando cada vez mais acessível no mercado de trabalho.