Dois jornais rivais norte-americanos se uniram para construir uma plataforma de engajamento que melhore a experiência de seus leitores. New York Times e Washington Post contarão com apoio da Knight Foundation (da Mozilla) para reinventar as seções de comentários de seus sites.
A ideia é ir além do simples comentário: os leitores poderão postar fotos e links, acompanhar suas contribuições e identidades que mantém pela internet. E os veículos terão ferramentas mais eficientes para controlar o que acontece por ali.
Embora haja uma infinidade de opções, as áreas de comentários são quase sempre um problema para os veículos, que têm de lidar com opiniões raivosas, preconceituosas e, às vezes, até criminosas entre as contribuições dos leitores. Muitos se veem obrigados a moderar a seção para mantê-la livre desse tipo de coisa, porque ela é necessária para manter o contato com a audiência.
A plataforma imaginada pelos jornais e a Mozilla levará dois anos para ser desenvolvida, mas quando estiver pronta será liberada gratuitamente para que outros veículos jornalísticos possam usá-la. Há um orçamento de US$ 3,89 milhões para a construção da novidade, fora os talentos que os veículos cederão para a iniciativa.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42680/42680