As gigantes de tecnologia já mostraram diversas vezes nos últimos anos que querem incentivar as pessoas a aprenderem a programar. Agora, Microsoft, Google, entre várias outras, lançaram uma campanha junto com a fundação Code.org para introduzir a ciência da computação a estudantes do mundo inteiro. A expectativa é atingir 100 milhões de pessoas.
As empresas promoverão o Hour of Code, campanha que tenta ensinar programação e ciência da computação por meio de um tutorial online, convidando os estudantes a tentar por uma hora.
Entre as iniciativas, estão a proposta de arrecadar com apoio do público US$ 5 milhões, que serão investidos no treinamento de professores em escolas onde ainda não existam aulas do tipo, de acordo com a Code.org. As empresas também incentivarão funcionários a apoiar o Hour of Code em dezembro com tutoriais, apoio a estudantes online e doações financeiras.
A campanha já atingiu cerca de 40 milhões de pessoas, mas os esforços foram renovados. Isso porque a intenção é atingir um público que normalmente acaba sendo excluído do mercado de tecnologia, como revelam os dados divulgados pelas companhias, que mostram que seus funcionários são majoritariamente brancos ou asiáticos e do sexo masculino. O objetivo é que outras minorias e mulheres comecem a se interessar desde cedo para equilibrar o mercado.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44575/44575