Geralmente a perspectiva em videogames pode ser bem dividida entre “primeira pessoa”, quando o mundo é enxergado pelos olhos do personagem (comum em jogos de tiro e alguns RPGs ocidentais), e “terceira pessoa”, quando se vê o personagem que está sendo controlado (jogos de plataforma, de todos os estilos). Um conjunto de equipamentos desenvolvido por um time polonês irá permitir enxergar o mundo em terceira pessoa, de forma a torná-la menos imersiva, mas mais prática.
O kit consiste em duas câmeras GoPro modificadas, presas em uma haste, que fica em uma mochila com baterias e outros componentes para o processamento, criando uma imagem 3D que é passada ao usuário por meio de um Oculus Rift.
Por enquanto as câmeras são controladas por um joystick, o que deve tornar difícil a utilização do sistema por qualquer um que não esteja familiarizado com os controles de um videogame. Futuramente, segundo os desenvolvedores, a movimentação das câmeras poderá estar atrelada aos sensores de movimento do Rift, para uma movimentação mais natural.
O sistema, apelidado de TPP (Third Person Perspective), poderia ser utilizado por carros, para eliminar pontos cegos, assim como a cobertura de eventos com multidões, quando um maior ângulo de visão fosse benéfico. Veja como funciona no vídeo abaixo.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42850/42850