Edward Snowden, o homem que ficou famoso por delater os esquemas de espionagens dos Estados Unidos, disse em entrevista ao “Fantástico“, da Globo, que pediu asilo ao Brasil, contradizendo o governo do país.
O ex-colaborador da NSA (Agência de Segurança Nacional) considera que fez o pedido em julho passado, quando estava no aeroporto de Sheremetyevo, em Moscou. Na ocasião, ele enviou por fax um pedido a diversos governos, mas o brasileiro não considerou aquilo um documento válido.
“Isso para mim é novidade. Talvez seja algum procedimento que eles achem que não foi seguido”, disse ele ao “Fantástico”.
Alguns meses depois Snowden conseguiu asilo na Rússia, de onde, em dezembro, divulgou uma carta aberta aos brasileiros sugerindo que poderia ajudar o país se estivesse por aqui. Surgiu, na mesma época, uma campanha para que o Brasil aceitasse o já fugitivo dos EUA.
Encabeçada pelo brasileiro David Miranda, namorado do jornalista que divulgou as primeiras histórias de Snowden, a campanha conta com mais de 1 milhão de assinaturas e, em feveriro, foi entregue ao Ministério das Relações Exteriores como um pedido público de asilo.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42327/42327