Home » Tecnologia » Descoberto ciberataque que poderia parar fornecimento de energia

Descoberto ciberataque que poderia parar fornecimento de energia

A Symantec dos Estados Unidos descobriu que recentemente mais de 1.000 empresas do setor de energia nos EUA, Espanha, França, Itália, Alemanha, Turquia e Polônia foram alvos de ataques de malwares de um grupo cibercriminoso.

Conhecida como Dragonfly, a equipe conseguiu espionar diversas organizações e, segundo a empresa de segurança, poderia ter causado danos e até interrompido o fornecimento de energia nos países afetados. Os alvos do ataque eram os operadores de redes de transmissão, empresas que geram a energia elétrica, operadores de tubulação de petróleo e fornecedores de equipamentos industriais para o setor.

Acredita-se que o grupo criminoso esteja em operação desde 2011, quando suas ações incluíam ataques a empresas de defesa e de aviação dos EUA e do Canadá. Os ataques ao ramo energético começaram em fevereiro de 2013 e funcionavam da seguinte forma: funcionários das empresas alvo recebiam e-mails que continham malwares. Eles acabavam se instalando no computador e roubando dados como senhas, contatos e arquivos de configuração VPN.

A investida foi considerado bastante sofisticada, já que há indícios de que o código do malware tenha sido desenvolvido pela própria equipe criminosa especificamente para essa finalidade.

 

fonte:  http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42853/42853

About Tiago R.S. Works T.I.

Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com