A escolha correta e bem direcionada de produtos é uma das chaves para alavancar as vendas no varejo digital
Créditos: Istock/ArLawKa AungTun
Escolher expor os melhores produtos é uma técnica antiga para chamar a atenção de clientes, sendo algo já bem difundido pelo comércio em geral. Essa é a grande finalidade das vitrines, por exemplo. Uma boa seleção de peças deve ser capaz de sintetizar a experiência e os produtos que o cliente vai encontrar dentro da loja e também deve ser boa o suficiente para chamar sua atenção.
Por esse motivo, produtos que estão em alta ou que estão na moda geralmente vão para a frente da loja. Mas tudo isso pode mudar quando se trata de uma loja online. Afinal, os sites não possuem vitrines ou outras estratégias semelhantes para chamar a atenção dos clientes. Além disso, a concorrência é muito maior: sem compartilhar um espaço físico, as lojas online competem com todas as outras existentes na internet.
A importância da curadoria
A grande questão é que o volume de produtos nem sempre é a melhor estratégia para a internet, embora isso pareça um contrassenso. Aqui, vale a máxima de qualidade sobre quantidade. Aliás, há indícios e estudos que buscam provar que, na realidade, os humanos sentem dificuldades em escolher entre uma grande gama de opções. Logo, menos, mas melhores opções, é sempre o mais adequado a se fazer.
Por conta disso, é importante entender um conceito fundamental e poderoso, o de curadoria de e-commerce. A curadoria consiste em uma boa seleção de produtos, que conversam entre si dando identidade para a loja virtual. Para ser efetiva, a curadoria deve passar pelo crivo apurado do vendedor, utilizando alguns recursos para tanto.
Os primeiros passos para um bom direcionamento
Em um primeiro momento, o lojista deve saber bem quem é seu público-alvo. Este passo é fundamental não só para o e-commerce, mas para praticamente qualquer serviço. Conhecer seu público médio ajudará na escolha de produtos que deverão obrigatoriamente condizer com o gosto, faixa etaria, sexo, entre outras variáveis que envolvem o cliente final.
Um público-alvo bem definido é o que possibilitará um direcionamento melhor das propagandas, por exemplo. Uma vez que a loja seja do conhecimento dos clientes em potencial, é mais fácil propor uma curadoria. Neste momento, vale a boa seleção de produtos. Assim, a escolha do consumidor fica facilitada. Afinal, com a imensidão de produtos oferecidos na rede, uma loja que sabe o que o comprador quer e propõe isso a ele sai na frente.
Tipos de curadoria
A curadoria pode consistir em reunir determinados produtos de uma marca específica, ou então uma curadoria especializada em produtos exclusivos, que não serão encontrados em nenhum outro lugar. A exclusividade aqui tem um papel importante, pois todo cliente gosta de consumidor produtos únicos. Neste caso, a chance de o cliente voltar para comprar mais é bastante alta.
A curadoria também pode atuar na sugestão de produtos, dando dicas de quais produtos vão bem ou combinam com aquele que o comprador está interessado. Um bom exemplo disso são os lookbooks, bastante usados em sites e aplicativos que comercializam artigos de moda. Neles, o cliente vê sugestões de peças e montagem de looks que estejam em consonância com aquela peça que escolheu.
Outra prática bastante interessante, já bem conhecida, é a de clube de produtos. A cada período determinado, podendo ser mensalmente ou quinzenalmente, produtos escolhidos por uma curadoria são enviados aos membros do clube. Bebidas, livros e vários outros produtos se encaixam muito bem neste modelo, comumente recheado de artigos exclusivos ou que conversem com determinada temática.
A curadoria aproxima a loja do cliente final
O grande diferencial da curadoria é que ela permite uma aproximação do comprador com a loja, tornando a experiência mais pessoal mesmo em um ambiente mais frio, que é o caso do online, ao contrário da loja física. Uma interação mais sincera através da curadoria no e-commerce facilita o processo de compra e favorece o retorno deste cliente no futuro.
Uma das grandes apostas do e-commerce nos dias de hoje é a curadoria feita pelos influencers digitais. De produtos de beleza a fones de ouvido, eles se tornam um meio para a loja chegar ao cliente através da imagem, alcance e confiabilidade que passa. Essas e outras estratégias devem ser estudadas pelo comerciante, devendo optar por aquela que mais se encaixa na sua necessidade e no seu orçamento.