Criar um jogo independente não é tarefa fácil e muito menos barata, ainda que existam diversos programas de incentivo. Um deles, o Independent Developers @ Xbox, foi destrinchado por um desenvolvedor em seu blog e os números divulgados por ele não são nada animadores.
Jamie Fristom fez as contas levando em conta todos os procedimentos necessários, do registro e manutenção da URL (US$ 19) ao custo para se ter boas avaliações em mercados estrangeiros (US$ 2.042).
O total chega a US$ 5.143, provando que mesmo que a Microsoft disponibilize kits de desenvolvimento gratuitos, o Xbox One não é a plataforma mais indicada para indie games.
Fristom, que criou o Sixty Second Shooter Prime (R$ 10), ressaltou que pelo menos é possível abrir mão de algumas etapas, cortando por exemplo o lançamento internacional. Isso faria os custos baixarem para cerca de US$ 3 mil, mas diminuem as chances de sucesso.
No caso dele, mesmo sem ter visto os primeiros relatórios de vendas, Fristom estima que já vendeu o suficiente para cobrir o que gastou, então o investimento, embora alto, valeu a pena.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43342/43342