Entenda o conceito de domínio de site, sua importância para SEO e marketing digital, e a construção da sua identidade online
Créditos: Istock/Cristina Gaidau
Você com certeza deve saber o que é um site – a presença digital de páginas informativas sobre produtos, serviços ou literalmente qualquer outro assunto que possa ser interessante para alguém criar. E, para que os sites funcionem, é fundamental ter o domínio – afinal, trata-se do endereço digital pelo qual o usuário acessa a página na internet.
O endereço pode ser acessado por qualquer navegador, e ele serve para identificar e localizar um site na vastidão da rede mundial de computadores.
Mas, afinal, como o domínio pode desempenhar um papel importante na posição de uma empresa na sua presença online? Como fazer com que o domínio imprima a identidade do seu negócio? Confira a seguir!
Domínios de sites
Quando você digita www.seusite.com.br, por exemplo, está digitando justamente o domínio daquela página na internet no seu navegador. Esse endereço é a tradução de um endereço IP (internet protocol), que nada mais é do que a localização física do servidor onde o seu site estará hospedado.
O domínio é composto por duas partes principais: o nome do domínio, que é onde é possível personalizar o endereço, como o nome “seusite”, como no exemplo acima. Esse pedaço pode conter o nome da sua marca, do seu produto, do seu serviço ou de algum slogan ou nome de promoção que seja importante para o seu negócio.
A segunda parte é a extensão do domínio, também conhecida como TLD (Top-level Domain), que é a parte final do endereço, como .com.br, .net, .org, etc.
Ao fazer a compra de um domínio, você pode renová-lo periodicamente nos registradores do domínio, o que te dá praticidade para atualizá-lo.
Importância do domínio do seu site
Em primeiro lugar, quando pensamos em domínio para a visão de negócios, é muito importante ressaltar que este é um dos pontos de contato mais importantes entre a sua marca e o seu cliente. Um domínio claro, profissional e fácil de lembrar transmite mais credibilidade e confiança – o que te ajuda a convidar e a reter visitantes no site.
Domínios curtos e intuitivos tendem a ser mais facilmente lembrados e digitados corretamente. Além disso, os domínios influenciam na otimização dos motores de busca (SEO) do negócio, ajudando a ranqueá-lo bem no Google e deixando-o entre as principais buscas. Tenha um domínio com palavras-chave direcionadas ao seu nicho.
E, por fim, comprar o domínio de site permite que você adquira total controle sobre sua presença na web. Isso significa que você pode expandir conteúdo, adicionar funcionalidades e planejar estratégias de marketing digital com mais facilidade.