Você sabia que quando deleta um arquivo, seja do HD, pendrive ou cartão de memória, ele ainda pode ser acessado (mesmo depois de limpar a lixeira)? Programas como o Recuva permitem identificá-lo e apagá-lo, ainda que tenha havido a formatação completa do disco.
Com o guia abaixo, ensinaremos a zerar o disco para evitar que os bisbilhoteiros de plantão possam ter acesso aos seus dados. A medida é útil principalmente quando você empresta os dispositivos ou simplesmente coloca o computador à venda.
Vamos ao guia!
1) Faça o download do Eraser e o instale
Embora existam vários programas com esta funcionalidade, testamos o Eraser e acreditamos que ele é funcional e simples de usar. Ao abri-lo, você verá uma tela branca. Clique em “Settings” para se deparar com esta tela:
2) Escolha o método de destruição dos arquivos
Existem várias formas de apagar os arquivos, umas mais eficientes do que outras, no quesito “tornar os dados irrecuperáveis”. Escolheremos aqui o DoD 5220.22-M, como você pode ver na imagem abaixo.
Este método foi criado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos e é utilizado para assegurar que dados confidenciais não serão encontrados por pessoas não autorizadas. Se está bom o suficiente para eles, está bom o suficiente para nós.
Marque a caixa “Integrate Eraser into Windows Explorer” (em verde), escolha o método DoD 5225.22-M nos dois campos abaixo (em vermelho) e clique em “Save changes” (azul).
3) Destrua tudo no Windows Explorer
Agora, o Eraser está disponível para ser utilizado no Windows Explorer, bastando clicar com o botão direito sobre o arquivo que se deseja apagar e escolher a opção “Erase”, como na imagem abaixo.
O processo pode ser acompanhado na aba Erase Schedule, do programa Eraser.
Vale notar que apagar qualquer coisa desta forma demora consideravelmente mais do que o normal. Para apagarmos de um pendrive de 4GB um arquivo de apenas 54 MB, o programa demorou 1 minuto e 16 segundos. Caso precise fazer isso com uma HD inteira, planeje seu tempo, pois pode ser demorado.
Para apagar um disco ou HD completo, basta clicar com o botão direito no drive e escolher a opção erase. Só não faça isso no HD onde se encontra seu sistema operacional, ou você perderá todos os arquivos e seu computador não funcionará.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43067/43067