Se você já assistiu algum filme da franquia “Star Wars” (também conhecida como “Guerra nas Estrelas”), muito provavelmente já se encantou por algum dos gadgets tecnológicos como o sabre de luz de Luke Skywalker ou a arma que atira “balas de laser” de Han Solo. Essa última, foi recriada por físicos do Centro de Laser do Instituto de Química e Física da Universidade de Varsóvia, na Polônia.
Como explica o CNET, trata-se não de uma arma verdadeira, mas uma recriação dos flashes de laser emitidos como a arma do filme. Para isso, os cientistas criaram um novo laser compacto de alta potência que envia pulsos de laser curtos pelo ar.
Ao ser filmado com câmera com velocidade alterada que soltou impulsos a cada 10 segundos e uma nuvem de vapor d’água para torná-lo mais visível, o laser ficou idêntico ao da arma de Han Solo.
Cada pulso do laser filmado durou cerca de 12 femtossegundos (milionésimos de um bilionésimo de segundo) e era tão poderoso que os átomos ionizados em torno dele criaram uma fibra de plasma. Os cientistas relatam ainda que foi capaz de esconder isso calibrando cuidadosamente a máquina de laser para equilibrar as interações entre o campo eletromagnético do pulso e do plasma.
Além disso, os físicos notaram que embora a luz filmada a partir do laser esteja próxima ao infravermelho, o feixe de laser se tornou branco durante a “viagem”. “Isto acontece uma vez que a interação do impulso com o plasma gera luz de diferentes comprimentos de onda. Recebidas simultaneamente, estas ondas dão a impressão de branco”, explica o cientista Yuriy Stepanenko.
Apesar de não servir como uma arma real (o que na verdade é algo bom), o laser permite penetrar na atmosfera a longas distâncias, o que permitiria, segundos os estudiosos, utilizá-lo em testes remotos da poluição atmosférica. Ao entrar em contato com os átomos do ar, a luz branca forneceria importantes informações sobre os elementos e compostos dos poluentes da atmosfera.
Confira abaixo o vídeo do laser em funcionamento:
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44867/44867