Apple e IBM querem dominar os escritórios. As empresas anunciaram nesta terça-feira, 15 uma parceria para entrar com os dois pés no mercado corporativo unindo esforços para levar o iOS para o ambiente de trabalho.
Cada uma oferecerá uma parte da experiência: a Apple deve entrar com “a experiência elegante de usuário do iPhone e do iPad”, enquanto a IBM contribui com suas ferramentas de big data e análise de dados. A aliança poderá transformar a Apple, sempre focada no consumidor final, em uma pedra no sapato da Microsoft, que sempre foi dominante no ambiente corporativo, com o Windows e ferramentas como o Office, serviços em nuvem e servidores.
Assim a IBM deverá vender dispositivos iOS para clientes, já com softwares corporativos criados em colaboração com a Apple. Alguns aplicativos deverão ser disponibilizados no quarto trimestre deste ano, mas outros só serão lançados em 2015. Estes apps, usando a infraestrutura de nuvem da IBM coexistindo com o iCloud, deverão ser específicos por indústrias, divididos por varejo, saúde, bancos, viagens, telecomunicações e seguros, por exemplo.
A Apple também anunciou nos planos para um novo “AppleCare for Enterprise”, plano que estende o serviço de atendimento da Apple para empresas. Com isso, haverá suporte 24 horas e por 7 dias da semana para usuários e departamentos de TI.
Tim Cook explica a necessidade de uma parceria com a IBM para alavancar a Apple no ambiente de trabalho. “Somos bons em criar experiências simples e criar dispositivos. O tipo de especialidade na indústria necessária para transformar o mercado corporativo não está no nosso DNA, mas está no da IBM”, afirma em entrevista ao Re/code.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43088/43088