Uma empresa americana chamada Robotics Unlimited conseguiu criar o robô mais rápido do mundo sobre pernas. Chamado OutRunner, a peça é capaz de atingir 72 km/h em uma esteira e 40 km/h correndo em terreno comum e externo.
O recorde anterior, superado com folga, era pertencente à Boston Dynamics, empresa comprada recentemente pelo Google. A empresa havia atingido 26 km/h em terreno externo e 45,5 km/h em esteira.
Para ser desenvolvido de fato e sair da fase de protótipo, os criadores recorreram ao Kickstarter, popular página de financiamento coletivo. Eles pedem US$ 150 mil e já arrecadaram US$ 43 mil. O restante deve ser levantado em 16 dias, ou a campanha encerrará de forma fracassada e o dinheiro voltará para a carteira dos doadores.
Caso eles atinjam a meta, os criadores planejam realizar uma corrida global de robôs, na qual qualquer um e qualquer empresa pode se inscrever e participar.
O OutRunner usa uma abordagem que se diferencia bastante de qualquer animal em relação a aparência. Suas 6 “pernas” são, na verdade, uma mistura de rodas e pernas, mas o funcionamento emula o modo de correr dos animais, usando o mesmo padrão de passos e proporções vista na natureza. Seu centro de massa é mais baixo que seu eixo de rotação, ajudando a estabilizá-lo. Por isso, ele pode correr em praticamente qualquer terreno e consegue funcionar com até 4 pernas.