Estudo publicado hoje pela empresa de segurança Bitdefender aponta que 18% das pequenas e médias empresas em todo o mundo ainda usam nas máquinas o sistema operacional Windows XP, cujo suporte foi encerrado em abril pela Microsoft.
Realizado em vários países (incluindo Brasil, EUA, Reino Unido, Austrália, Alemanha e Espanha), a pesquisa atesta que as empresas estão expostas a ataques de malware que podem comprometer seus sistemas, uma vez que a Microsoft deixou de lançar atualizações para o software.
De acordo com Eduardo D´Antona, diretor da distribuidora Securisoft e da Bitdefender no Brasil, a vulnerabilidade do Windows XP é ainda mais alta no mercado brasileiro, onde uma parte expressiva do comércio utiliza este sistema operacional em soluções de atendimento nas lojas e no controle de máquinas de captura de cartões de pagamento. “Essa enorme brecha de segurança representa um risco altíssimo, não só para o comerciante, mas também para a privacidade de dados dos clientes”, afirma D´Antona.
O estudo ouviu 5.000 empresas em áreas como varejo, setor médico-hospitalar, educação e indústria. Entre as empresas pesquisadas, 53,4% migraram para o sistema mais seguro, o Windows 7 Professional. Apenas uma pequena porcentagem das PMEs analisadas estão usando outras versões do Windows, como 7 Home Premium, 7 Ultimate e Windows 8.1 Pro, enquanto alguns também instalaram produtos de servidores dedicados.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/42719/42719