Pesquisa encomendada pela Ford constatou que 25% dos jovens de sete países europeus tiram selfies (autorretratos) enquanto estão no volante, sendo que mais da metade assumiu ter sacado o smartphone ao menos uma vez para fotografar. O estudo ouviu 7 mil motoristas entre 18 e 24 anos na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra, Itália, Espanha e Romênia.
A prática é obviamente perigosa. Ao tirar uma selfie, o motorista perde a atenção durante até 14 segundos, segundo a pesquisa. Checar redes sociais, por exemplo, pode gerar 34 segundos de distração, tempo suficiente para que um carro a 100 km/h percorra o equivalente a 5 campos de futebol.
Os ingleses aparecem como os mais irresponsáveis: 33% dos jovens admitiram tirar fotos dirigindo. Em segundo lugar estão empatados alemães e franceses, com 28%, seguidos por italianos (27%), espanhois (18%) e belgas (17%). A consulta a redes sociais é liderada por alemães (35%). Em segundo lugar estão os ingleses (32%), belgas (26%), romenos (25%), franceses (23%), italianos (21%) e espanhois (8%).
O relatório traz algumas dicas de segurança na direção. Confira:
- Não envie mensagens de texto com um dispositivo que necessite ser manuseado.
- Não verifique a queda de objetos ou tente pegar objetos fora de alcance com o veículo em movimento.
- Não olhe para os demais passageiros enquanto você fala com eles
- Não se envolva em conversas com os demais passageiros que demandem recordação exata de detalhes, cálculos mentais, visualização, raciocínio complexo ou conteúdo emocional.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43622/43622