Ícone do site Notícias – R.S. Works T.I.

Vídeos, aplicativos e podcasts: esses são alguns dos métodos tecnológicos que os brasileiros estão usando para estudar

86% dos entrevistados afirma utilizar os meios tecnológicos para o aprendizado

Com o desenvolvimento acelerado da tecnologia, é normal que muitas metodologias consagradas, em diversas áreas, passem por transformações. Quando se fala em educação, não poderia ser diferente. A cada dia, surgem novas ferramentas que se propõem a auxiliar e facilitar o ensino e a aprendizagem. E por mais que a tecnologia ofereça diversas possibilidades, cada indivíduo possui uma forma própria de compreensão e absorção de conhecimento.

Para entender esse panorama, a plataforma Onlinecurriculo realizou uma pesquisa que buscou desvendar como os brasileiros estão se relacionando com formas diferentes ou alternativas de aprendizagem, e se a tecnologia realmente mudou o jeito que as pessoas vêm estudando e buscando informação. 

Quando perguntados sobre o contato com métodos de estudo que operem através de tecnologia, 86% dos entrevistados afirma utilizar de meios tecnológicos para aprendizagem. Entre eles, 54% afirmam que utiliza com muita frequência; 32% utiliza com alguma frequência, e apenas 14% diz não utilizar ou não conhecer os meios tecnológicos de estudo.

E os resultados são muito expressivos em todas as gerações. Entre os respondentes que possuem entre 16 e 39 anos, 88% afirma utilizar da tecnologia para estudar, sendo que 61% usam as ferramentas com muita frequência.

Mesmo entre o público que não cresceu com a presença da internet, com idade a partir dos 40 anos, os números são muito altos, quase alcançando a média geral dos brasileiros. Para essa faixa etária, 84% disseram utilizar os métodos de estudo tecnológicos com alguma frequência, sendo que 45% usa regularmente.

Quanto aos métodos de estudo, segundo a pesquisa, a leitura segue sendo, em disparada, a forma mais utilizada, sendo indicada por 59% dos entrevistados. Mas, em segundo lugar, a prática de assistir vídeos com explicação do tema foi escolhida por 39% dos respondentes.

Entre as demais formas de estudo que utilizam de ferramentas tecnológicas, também foram citadas o uso de aplicativos, indicado por 23% dos entrevistados; assistir filmes ou séries sobre os temas a serem entendidos, apontado por 20% dos perguntados; a prática de escutar podcasts sobre os assuntos de interesse, escolhido por 17%, e acompanhar influenciadores especialistas em temas de utilidade nas redes sociais, mencionado por 8%.

“É interessante que, de forma geral, podemos analisar que a leitura, talvez uma das formas mais acessíveis de estudo, segue sendo a preferida entre os brasileiros, mas que, na sequência, venha uma forma bastante atual, que utiliza de vídeos para apreensão do conteúdo. Podemos entender que as pessoas estão combinando o uso da tecnologia com formas consagradas de estudo, e que métodos mais tradicionais não parecem que vão deixar de ser utilizados tão cedo”, comenta Amanda Augustine, especialista em carreiras da Onlinecurriculo.

Sair da versão mobile