O Windows 8 falhou em atrair público, aumentando sua participação de mercado mais lentamente que o 7, mas a Microsoft pode ter uma carta na manga para a próxima versão do sistema. A empresa, segundo o site ZDNet, teria planos de lançar uma opção de upgrade gratuito para o Windows 9, que, ao que tudo indica, deve sair até a metade do ano que vem.
É possível, no entanto, que a alternativa seja dada apenas a quem ainda esteja preso às versões mais antigas do sistema (XP, Vista e Windows 7), que continuam populares, exceto pelo Vista. Assim, a se confirmar a estratégia, usuários do W8 precisariam pagar pela atualização.
As versões 8 e 8.1 do Windows representam, juntos, apenas cerca de 12,5% do mercado de sistemas operacionais. Caso a Microsoft decida seguir em frente com as ofertas especiais para versões do passado, estaria estimulando mais de 80% de usuários de PCs a migrarem para a plataforma nova. No entanto, poderia diminuir significativamente suas receitas com o pagamento pela atualização.
O movimento teria o lado positivo de atrair mais usuários para a plataforma, o que traria mais desenvolvedores, o que significaria movimentar mais a loja de aplicativos da empresa. Esta, possivelmente, poderia ser a aposta para cobrir o buraco de receita gerado pela migração gratuita.
A ideia não seria nem mesmo tão inédita no mercado. A Apple, que sempre cobrou pela atualização do Mac OS, decidiu passar a oferecer o update gratuitamente a todos os seus usuários com computadores compatíveis. Com isso, o ritmo de adoção das novas versões da do software decolou.
A expectativa é que o Windows 9 chegue em 2015, com alguns recursos que já são esperados, como o menu Iniciar remodelado, mesclando o estilo tradicional com os blocos dinâmicos do W8 e a possibilidade de rodar aplicativos “Metro” em modo janela, sobre o desktop comum.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43420/43420