Próxima geração da internet móvel, o 5G é esperado para 2020, mas as empresas de tecnologia já experimentam suas possibilidades. Em teste realizado esta semana na Suécia, a Ericcson diz ter alcançado velocidade de 5 Gbps em demonstrações ao vivo feitas com as operadoras asiáticas NTT Docomo e SK Telecom. O resultado supera em 250 vezes os padrões atuais do 4G/LTE, segundo a Cnet.
Segundo estudo da Ericsson, até 2019, o 4G será realidade para 85% dos usuários de internet móvel na América do Norte, o que deverá facilitar a rápida adoção da tecnologia sucessora. A expectativa é que o tráfego de dados cresça 10 vezes até lá, impulsionado pelo aumento na venda de dispositivos móveis.
Com velocidade mais rápida, latência mais baixa e melhor desempenho em áreas de alta densidade populacional, o 5G representa uma evolução da experiência do usuário, mas também permite novas aplicações entre um aparelho e outro e M2M que irão impactar tanto consumidores – com recursos como controle de segurança de tráfego e internet tátil – quanto empresas, com sensores e redes capilares, por exemplo.
Previsões otimistas
Reino Unido e Coreia do Sul também se armam para disputar o futuro mercado do 5G. Para ambos os países, a próxima geração de internet móvel poderá ser até mil vezes melhor que a atual, permitindo baixar filmes em HD em segundos. Os primeiros smartphones equipados com a tecnologia são esperados para 2022.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/42858/42858