O site Ifixit regularmente desmonta novos aparelhos para fazer uma análise de seus componentes, assim como para fazer uma estimativa sobre a dificuldade de consertar um dos dispositivos, caso alguma coisa quebre. O último item desmontado pelo Ifixit foi a segunda versão de desenvolvedores do Oculus Rift e algumas surpresas apareceram, e a principal é o fato de que a tela é a mesma encontrada no smartphone Samsung Galaxy Note 3.
Isso ocorre pois a Oculus e a Samsung possuem uma parceria para a produção do dispositivo. Como os números produzidos ainda são pequenos (apenas 45 mil kits de protótipos do Oculus Rift serão vendidos pelo mundo), não se justifica produzir uma tela específica para o Rift, o que deve ocorrer apenas para o lançamento do produto final.
A tela de 5,7 polegadas e resolução de 1920×1080 roda normalmente a 60 Hz, mas no Oculus Rift, ela sofreu um overclock para que possa rodar a 75 Hz, tornando os movimentos mais suaves, algo imperativo para um sistema de realidade virtual.
O Ifixit deu ao protótipo do Rift uma pontuação de facilidade de reparo de 9/10, por ser bastante simples de abrir e trocar peças individuais. Há, no entanto, a possibilidade de que o interior do produto mude, já que ele é apenas um protótipo, por enquanto.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43368/43368