Volume de pesquisas varia entre as marcas e os modelos mais populares comercializados
(crédito: Uladzimir Zuyeu / iStock)
Os smartphones se tornaram uma parte importante da rotina dos brasileiros, seja para trabalho, informação ou lazer. Por isso, o mercado consumidor deste produto abrange diferentes classes sociais. O sistema operacional Android, por ser uma tecnologia de código livre, é utilizada por diferentes fabricantes que se esforçam para lançar modelos capazes de atender às necessidades e aos desejos de cada público.
Essa concorrência contribui para um elevado nível de oferta e demanda priorizada, especialmente pelo custo-benefício. Uma das consequências diretas desse embate é o destaque do Brasil entre os cinco maiores mercados de Android em todo o globo, como divulgado no portal de notícias TecMundo. A projeção é de 50 milhões de smartphones vendidos ao ano, o que representaria um a cada quatro consumidores.
Principais marcas
A Samsung, a Motorola e a Xiaomi são as fabricantes de smartphones com tecnologia Android mais comuns entre os brasileiros. Diante deste fato, a agência de SEO Conversion investigou a presença destas empresas nos bancos de procura do Google, e os relatórios mostram diferenças quando a pesquisa é feita de maneira genérica em relação à marca e quando se direciona a um produto em específico.
No período de junho deste ano, por exemplo, o volume de busca para o termo “celular Samsung” foi de 550.000, enquanto “celular Xiaomi” apresentou 301.000 pesquisas, e “celular Motorola”, 201.000. Porém o estudo comparativo de junho de 2024 a junho de 2025 revelou que, em um ano, a maior taxa de crescimento registrada neste intervalo foi do modelo Moto G22, com índice positivo de 630,77%.
Nessa mesma investigação, outros smartphones se destacaram nos termos com aumento de buscas. Entre os mais altos, estão, respectivamente, Samsung Galaxy A22, com 242,86% de crescimento, Samsung Galaxy A12, com 190,91%, e os modelos Moto G5 e Samsung Galaxy A32, com 50%. As variações apontam que o mercado consumidor investe tempo em pesquisa antes de comprar um novo celular.
Mercado de smartphones
Os aparelhos com tecnologia Android compartilham similaridades que podem dificultar o processo de escolha no momento da compra. Os principais diferenciais residem no design, na qualidade das lentes das câmeras frontal e traseira, na resolução e na resistência das telas, na duração da bateria, nos recursos, no espaço de armazenamento e na assistência. A escolha do modelo mais adequado pode variar de acordo com a finalidade de uso.
Usuários que gostam de fotografar, filmar e marcar presença nas redes sociais tendem a preferir celulares com câmeras 4K. Os gamers, por outro lado, priorizam a capacidade de processamento e o desempenho do dispositivo. Aqueles que o utilizam para trabalho, muitas vezes, buscam aparelhos com a melhor performance de bateria. Felizmente, o mercado é farto em opções para os mais diferentes perfis e orçamentos.