O Reino Unido deve ganhar um espaçoporto para alimentar o turismo espacial e viagens comerciais à órbita terrestre. O país está considerando oito diferentes localidades para a construção, que deve ser concluída em 2018.
Com a construção, empresas como a britânica Virgin Galactic, do empreendedor Richard Branson, e a americana XCOR poderiam aproveitar o espaçoporto para realização de suas decolagens com fins comerciais.
A decisão da localização do espaçoporto deve acontecer nesta terça-feira, 15, com anúncio oficial do governo. Várias áreas já foram são especuladas, incluindo regiões na Escócia e na Inglaterra.
O primeiro voo da Virgin Galactic deve acontecer ainda no fim deste ano, com custo de 120 mil libras esterlinas para cada passageiro interessado, ou o equivalente a R$ 455 mil. Isso acontecerá em um espaçoporto construído para isso no Novo México, nos Estados Unidos. A viagem levará os passageiros a cerca de 100 km de altitude e permitirá a sensação de 6 minutos de gravidade zero.
A expectativa da empresa é a abertura de novos espaçoportos em outros países assim que o negócio começar a funcionar nos Estados Unidos. A construção de uma área de decolagem no Reino Unido pode fazer parte desta estratégia, já que a companhia já chegou a conversar com ministros escoceses sobre isso.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43058/43058