Ícone do site Notícias – R.S. Works T.I.

Psicologia das cores aplicada ao marketing: como isso ajuda nas vendas?

logo design brand designer sketch graphic drawing creative creativity draw studying work tablet concept - stock image

Saiba a importância dessa área de estudo para começar um negócio

As cores são onipresentes no dia a dia das pessoas e não são uma presença despretensiosa; isso é o que mostra uma área que as estuda, chamada de psicologia das cores. As decisões de cada indivíduo se baseiam em estímulos, e os tons percebidos pelo olhar podem influenciar como as pessoas se sentem em relação a locais ou objetos, por isso entender mais sobre esses estudos pode ajudar nos empreendimentos.

A psicologia das cores procura desvendar os sentimentos provocados pelas tonalidades e as possíveis reações geradas por elas. Esse conhecimento pode ser necessário para o planejamento de uma loja física, mas também para o acesso a um site, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Winnipeg.

O estudo realizado pela universidade concluiu que as cores presentes nos sites podem influenciar a decisão de os usuários continuarem ou não na página acessada. A pesquisa revelou ainda que esse julgamento sobre permanecer ou não dura cerca de 90 segundos, e vai depender da interação positiva ou negativa do internauta com o site.

Ainda assim, alguns empreendedores baseiam suas escolhas, desde a seleção do design da marca até a customização do site e da loja, no próprio gosto. Outra pesquisa, feita pela Quicksprout, alertou que isso pode ser uma péssima decisão. A investigação concluiu que mulheres têm resistência maior a cores como cinza, laranja e marrom. Já os homens revelaram ter mais resistência às cores roxo, marrom e laranja.

Isso, no entanto, pode variar de negócio para negócio. 

Investimento em psicologia das cores 

A Emerald Insight revelou que investir em psicologia das cores pode ser necessário também para diferenciar os produtos da concorrência. Trazer cores que geram sentimentos mais positivos em relação às marcas concorrentes pode influenciar na compra. 

Pesquisas da Quicksprout revelam ainda que mais de 90% dos consumidores compram influenciados pelas cores dos produtos. A escolha de cores, assim como a harmonia e os contrastes entre elas, pode ajudar nos lucros de um empreendimento.

A psicologia das cores revela, por exemplo, as funções comerciais das seguintes cores:

Atenção dobrada

O efeito das cores pode variar de acordo com o mercado atendido e com a mensagem a ser passada. Por isso, é preciso pensar em uma série de perguntas e respostas sobre as intenções do negócio e sobre o público-alvo. 

Os testes também são uma etapa necessária para verificar a receptividade dos consumidores e se os efeitos desejados estão sendo alcançados. Porque, mesmo depois de muito planejamento, as cores podem provocar sentimentos diferentes dos esperados.

Os tons usados são uma questão fundamental para o lançamento da marca, da estrutura física, do site, dos produtos e de várias outras questões que envolvem despertar sentimentos positivos nos clientes. Por isso, é preciso realizar investimentos altos no planejamento e nas campanhas de marketing.

Em situações financeiras delicadas, vale consultar as melhores condições para investir no novo negócio, como, por exemplo, o empréstimo com garantia de veículo ou outros tipos de crédito para novos empreendimentos fundamentados por um plano de negócios. 

Sair da versão mobile