Saiba a importância dessa área de estudo para começar um negócio
As cores são onipresentes no dia a dia das pessoas e não são uma presença despretensiosa; isso é o que mostra uma área que as estuda, chamada de psicologia das cores. As decisões de cada indivíduo se baseiam em estímulos, e os tons percebidos pelo olhar podem influenciar como as pessoas se sentem em relação a locais ou objetos, por isso entender mais sobre esses estudos pode ajudar nos empreendimentos.
A psicologia das cores procura desvendar os sentimentos provocados pelas tonalidades e as possíveis reações geradas por elas. Esse conhecimento pode ser necessário para o planejamento de uma loja física, mas também para o acesso a um site, de acordo com pesquisa feita pela Universidade de Winnipeg.
O estudo realizado pela universidade concluiu que as cores presentes nos sites podem influenciar a decisão de os usuários continuarem ou não na página acessada. A pesquisa revelou ainda que esse julgamento sobre permanecer ou não dura cerca de 90 segundos, e vai depender da interação positiva ou negativa do internauta com o site.
Ainda assim, alguns empreendedores baseiam suas escolhas, desde a seleção do design da marca até a customização do site e da loja, no próprio gosto. Outra pesquisa, feita pela Quicksprout, alertou que isso pode ser uma péssima decisão. A investigação concluiu que mulheres têm resistência maior a cores como cinza, laranja e marrom. Já os homens revelaram ter mais resistência às cores roxo, marrom e laranja.
Isso, no entanto, pode variar de negócio para negócio.
Investimento em psicologia das cores
A Emerald Insight revelou que investir em psicologia das cores pode ser necessário também para diferenciar os produtos da concorrência. Trazer cores que geram sentimentos mais positivos em relação às marcas concorrentes pode influenciar na compra.
Pesquisas da Quicksprout revelam ainda que mais de 90% dos consumidores compram influenciados pelas cores dos produtos. A escolha de cores, assim como a harmonia e os contrastes entre elas, pode ajudar nos lucros de um empreendimento.
A psicologia das cores revela, por exemplo, as funções comerciais das seguintes cores:
- Vermelho: Associada a desejo e perigo, um tom considerado quente, também ligado à fome. É uma cor muito usada em restaurantes e redes de fast food.
- Azul: Considerado um tom frio, está associado a limpeza, harmonia, saúde e confiança. É usado em ambientes empresariais e também como atrativo para promoções e descontos.
- Amarelo: Muito associada ao sol, é uma cor considerada quente e aconchegante. Está ligada também ao estímulo da criatividade e da concentração.
- Verde: Comumente ligado à natureza, é percebido como símbolo de equilíbrio e esperança, assim como de perseverança. A cor também simboliza o frescor e se relaciona com dinheiro e economia.
- Laranja: Tem funções parecidas com as do vermelho, mas é considerada uma cor menos estimulante. É vista como energizante, animadora e símbolo da modernidade.
- Preto: Uma cor neutra, que de acordo com a psicologia das cores é a combinação ideal para todas as outras. É associada à elegância, força e mistério. Também pode ser associada ao luto e à morte.
- Branco: Tom ligado à pureza e à paz. É bastante usado em comemorações religiosas de nascimento ou casamento. Também está ligado ao “nascimento de um novo ano”, nas celebrações de Réveillon.
- Rosa: É uma cor representativa da delicadeza e do romantismo. Também é considerada símbolo da doçura, por isso está presente em marcas femininas e linhas de produtos infantis.
- Roxo: Cor associada à nobreza, está ligada a emoções como paz e tranquilidade. É muito usada em clínicas voltadas para bem-estar físico ou mental.
Atenção dobrada
O efeito das cores pode variar de acordo com o mercado atendido e com a mensagem a ser passada. Por isso, é preciso pensar em uma série de perguntas e respostas sobre as intenções do negócio e sobre o público-alvo.
Os testes também são uma etapa necessária para verificar a receptividade dos consumidores e se os efeitos desejados estão sendo alcançados. Porque, mesmo depois de muito planejamento, as cores podem provocar sentimentos diferentes dos esperados.
Os tons usados são uma questão fundamental para o lançamento da marca, da estrutura física, do site, dos produtos e de várias outras questões que envolvem despertar sentimentos positivos nos clientes. Por isso, é preciso realizar investimentos altos no planejamento e nas campanhas de marketing.
Em situações financeiras delicadas, vale consultar as melhores condições para investir no novo negócio, como, por exemplo, o empréstimo com garantia de veículo ou outros tipos de crédito para novos empreendimentos fundamentados por um plano de negócios.

