Motor potente e grande distância entre os eixos são apenas algumas das características da classificação
Os SUVs, ou Veículos Utilitários Esportivos, compõem uma fatia significativa do mercado mundial de automóveis. No Brasil, os SUVs representam 43% das vendas de veículos novos anualmente. No entanto, a classificação para que um carro seja considerado um SUV pode ser um tanto quanto confusa. Pensando nisso, preparamos um guia rápido sobre tudo o que é preciso saber sobre os SUVs. Confira:
De onde vieram os SUVs?
A história desse tipo de veículo remete ao tempo em que os primeiros carros e carroças ainda compartilhavam as estradas. Com o desenvolvimento de tecnologias e formas de produção mais eficientes, os cavalos foram deixados de lado e as carroças passaram a ser motorizadas, especialmente pelo fato de possuírem uma carroceria alta e ampla para levar as cargas.
Dessa maneira, surgiram as primeiras picapes, e, com o passar do tempo, foi sentida a necessidade de carregar cargas e também a família a qual pertencia o veículo. Foi assim que em 1935 surgiu o primeiro modelo de SUV, um automóvel com 3 fileiras de bancos que podiam ser rebatidos e transformados em um veículo de carga.
Mas o que classifica um veículo como SUV?
Se formos definir um SUV através do consenso geral, é um veículo alto, com amplo espaço interno, pesado, com um motor potente para aguentar o próprio peso e o peso da carga levada, com capacidade para vencer obstáculos tanto em estradas pavimentadas quanto de terra, lama e areia.
No entanto, esse tipo de definição pode levar a distorções de classificação e chegar a impasses de alguns modelos que não se encaixam em nenhuma classificação. Por isso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) criou uma lista de requisitos para a classificação. Se um automóvel cumprir 4 dos 5 requisitos, ele pode ser classificado como um SUV; os requisitos são:
1- Ângulo de ataque mínimo de 23°, com tolerância de -1°.
2- Ângulo de saída mínimo de 20°, com tolerância de -1°.
3- Ângulo de transposição de rampa mínimo de 10°, com tolerância de -1°.
4- Altura mínima livre do solo entre os eixos de 200 mm, com tolerância de -20 mm.
5- Altura livre do solo sob os eixos dianteiro e traseiro mínima de 180 mm, com tolerância de -20 mm.
Dessa forma, fica mais fácil e claro classificar e enquadrar diferentes modelos dentro da categoria SUV. Um dos modelos mais característicos e que atendem todos esses requisitos pertence à Volkswagen: o modelo T-Cross.
O T-Cross é considerado um SUV padrão, mas há, no entanto, outros modelos de SUVs menores que são chamados de SUV compacto. Inclusive, esse é um dos motivos de muitos brasileiros preferirem comprar T-Cross ao invés de outros modelos de outras montadoras, pelo fato de ser um veículo altamente padronizado dentro dos parâmetros de classificação.

