Depois de dois no mercado, o Raspberry Pi, microcomputador pensado para principalmente para entusiastas, desenvolvedores, engenheiros e estudantes, ganhou um rival de peso. Agora a Microsoft entrou no ramo e lançou uma placa de desenvolvimento, rodando Windows, em parceria com a Intel.
A Sharks Cove, como é chamada a placa, utiliza um processador Intel Atom, normalmente utilizado em tablets e smartphones. O dispositivo também tem 1 GB de memória RAM, o que é o equivalente a um iPhone, ou um Android intermediário como o Moto G.
A Microsoft havia revelado os planos ainda em abril. Na ocasião, disse que um dos destaques de sua tecnologia seria o preço acessível. No entanto, ao revelar o produto, a empresa anunciou o valor de US$ 300, contra apenas US$ 35 do Raspberry Pi.
A empresa, sabendo do preço mais alto, se justificou em seu blog: “O preço não cobre apenas os custos de hardware, mas inclui uma imagem do Windows 8.1 e as ferramentas necessárias para aplicá-lo no Sharks Cove”, diz, lembrando também de outros kits de desenvolvimento inclusos gratuitamente.
Quem estiver interessado, pode conferir a placa neste link. A data de lançamento oficial está marcada para o dia 7 de agosto.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43333/43333