Um dos virais polêmicos dos últimos anos continuará se espalhando pela internet, porque a Justiça entendeu que os vídeos sobre o Bar Mitzvá de Nissim Ourfali devem permanecer na rede.
A decisão, conforme noticiado pelo Globo, saiu em junho, mas o processo corre em segredo. A família do garoto pedia que qualquer conteúdo relacionado ao Bar Mitzvá fosse retirado dos serviços do Google, incluindo YouTube, Blogger e o quase morto Orkut. Mas a Justiça entendeu que a solicitação é impossível de ser cumprida.
Há dois anos, por causa da comemoração judaica, a família de Nissim pediu a uma produtora que criasse um videoclipe sobre o garoto, o que foi feito usando como base a música “What Makes You Beautiful”, do grupo One Direction.
Era para o vídeo ter permanecido privado, mas o pai de Nissim tornou a produção pública e, mesmo que tenha sido por pouco tempo, ela viralizou. Em pouco tempo surgiram montagens e sátiras e a coisa saiu do controle.
Em 2012, a Justiça concedeu uma liminar favorável à retirada dos materiais de circulação, mas o Google argumentou que seria um trabalho de caça inútil. “Esse mesmo vídeo foi copiado e transformado em uma infinidade de outros produtos, tais como montagens e vídeos covers, além de jornais, blogs, programas de internet e televisão que comentaram o ocorrido. Cada um desses novos ‘produtos’ foram, por sua vez, novamente replicados, copiados e alterados provocando um efeito em cadeia incontrolável.”
O juiz Arthus Fucci Wady, da 1ª Vara Cível de São Paulo, concordou com a justificativa, acrescentando que, “para espanto do autor, a circulação do vídeo tomou proporções inimagináveis, à medida que o vídeo postado alcançou a impressionante marca de 3 milhões de visualizações”.
A família até pode recorrer da decisão e dar andamento à batalha, mas terá de arcar com todos os custos processuais.