Fala-se há algum tempo sobre a possibilidade de o Google lançar uma versão do YouTube só para crianças, mas parece que a empresa quer ir além disso.
Uma reportagem do Information repercutida pelo Verge revela que a companhia trabalha em uma série de ferramentas que permitiriam aos pais controlarem de forma mais efetiva o que seus filhos fazem pela internet.
Nos Estados Unidos, a legislação obriga empresas a pedir que os pais validem o uso de seus serviços por crianças com menos de 13 anos. O Yahoo, por exemplo, pede que os pais descontem US$ 0,50 em seus cartões de crédito como forma de comprovar que estão cientes do que seus filhos estão fazendo.
O Verge lembra o famoso comercial Dear Sophie, em que, para promover o Chrome, o Google mostra um pai acompanhando o passo a passo da filha usando os produtos da companhia em seu nome. Isso nem seria permitido nos EUA, porque a menina estava abaixo dos 13 anos.
Os controles de acesso por idade tradicionais não funcionam plenamente, porque a criança pode simplesmente mentir ao ser confrontada e dizer que nasceu, digamos, em 1980. A ideia do Google é fazer com que os pais tenham o controle da situação, deixando que acompanhem tudo o que os filhos fazem pela rede.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43609/43609