O vice-presidente do Android, Sundar Pichai, anunciou hoje a iniciativa Android One para tentar popularizar os smartphones em países emergentes, entre eles o Brasil. O executivo participou da abertura da Google I/O, conferência anual da empresa voltada a desenvoldedores.
A medida visa baratear o custo de desenvolvimento dos modelos para estimular maior penetração nos mercados mais pobres e populosos. O primeiro passo para colocar o plano em ação é ajudar os fabricantes a identificar componentes utilizados nos aparelhos e qualificar os fornecedores para evitar incompatibilidade de peças.
O Google também liberou aos desenvolvedores de hardware acesso à Google Play, para que eles possam instalar nos dispositivos os apps da loja antes de serem vendidos. Isso diminui a necessidade de desenvolvimento de aplicativos próprios e certifica que os dispositivos recebam atualizações no sistema operacional mais rapidamente, assim como ocorre com a linha Nexus.
Após acordo firmado com três fabricantes de smartphones de baixo custo, o Google planeja estabelecer parcerias com operadoras locais em países emergentes a fim de diminuir o custo dos planos de internet sem fio.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/42746/42746