Poucas empresas neste mundo ousariam se comparar em qualquer nível com o consagrado artista Pablo Picasso. A Apple é uma delas, conforme mostra matéria do New York Times. Os novos funcionários, durante seu período na “Apple University”, como é chamado o curso de apresentação das práticas da empresa, são sempre encorajados a pensar como Picasso no sentido de simplificação de conceitos e produtos ao máximo.
Durante as aulas, os neófitos na empresa criada por Jobs e Wozniak são apresentados a uma série de litografias de “O touro”, desenhadas por Picasso, que inicialmente seria desenhado em todos os seus mínimos detalhes; no entanto, após algumas revisões, o artista foi simplificando cada vez mais o animal, até chegar em algo que parece um boneco palito, mas que é, sem qualquer sombra de dúvida, um touro.
E isso acaba se refletindo no design dos produtos da empresa, dizem as pessoas que fizeram o curso. “Você repete o processo várias vezes até que você consiga entregar sua mensagem de uma forma concisa e consistente com a marca da Apple e o que fazemos”, diz uma pessoa não-identificada ao NYT.
No curso de “O que faz da Apple a Apple”, Randy Nelson, um dos professores da “universidade” que veio da Pixar, também fundada por Steve Jobs, faz uma comparação que exemplifica o espírito da empresa. Ele mostrou um slide do controle remoto da Google TV que tinha nada menos do que 78 botões; em seguida, mostrou o da Apple TV, com apenas três.
A decisão por apenas três teclas veio após muita discussão e exposição de ideias até que apenas o necessário fosse mantido: uma tecla para reproduzir e pausar o conteúdo, outra para selecionar algo para assistir e, por fim, mais uma que trouxesse o menu principal.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43521/43521