Finalmente a Apple está entrando no mercado de realidade virtual. Não oficialmente, porém. Um projeto no Kickstarter tenta levantar os fundos necessários para conseguir transformar o iPad Mini com tela retina e o iPhone 6 Plus em uma tela para realidade virtual, criando um headset barado para mantê-los perto do rosto do usuário.
A empresa de design Metacture tenta levantar US$ 20 mil para alavancar o projeto, que é visivelmente inspirado no conceito do Cardboard, do Google, que não era nada além de um pedaço de papelão dobrado de uma forma específica com um smartphone sendo usado como tela. O Gear VR, da Samsung, também funciona de forma semelhante, apesar de ter apoio da Oculus VR, empresa responsável pelo Oculus Rift.
A Metacture tem uma ideia parecida. Acopla-se o iPad ou o iPhone 6 Plus ao headset e duas lentes formam a imagem do olho direito e do olho esquerdo, produzindo um resultado em 3D. Alguns aplicativos já estão sendo desenvolvidos para aproveitar o sistema.
De acordo com a empresa, todas as portas do smartphone ou tablet permanecem funcionais, significando que ainda é possível conectar periféricos ao aparelho, como um controle para jogos.
A empresa tenta vender isso como uma ideia de portabilidade, embora pareça bastante estranho a ideia de amarrar um iPad ao rosto do usuário e esperar que ele saia na rua usando isso. Com um iPhone 6 o efeito pode ser menos cômico, mas ainda assim está longe de ser algo para ser usado “em qualquer lugar que você vá”.
O AirVR, se tudo ocorrer como o previsto, deverá ser vendido por US$ 50 a partir de 2015.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/44156/44156