Facebook, Yahoo, Google, Twitter e, agora, o eBay. Todas essas empresas divulgaram recentemente relatórios sobre seus quadros de funcionários e mesmo na última, que se mostra até agora a mais igualitária em questão de gênero, ainda se contrata muito mais homens do que mulheres.
A empresa de pagamentos divulgou nessa quinta-feira, 31, que quase metade da sua força de trabalho mundial é composta por mulheres, que oupam 42% dos cargos e somam 49% em áreas não tecnológicas. Mas elas são minoria em áreas ligadas a tecnologia, representando 24% do total, e também nos cargos de liderança, dos quais possuem apenas 28%.
Nos Estados Unidos o quadro étnico segue padrões semelhantes aos vistos nas outras companhias, com uma maioria composta por brancos e asiáticos. No total, os primeiros ocupam 61% dos cargos e os segundos, 24%, deixando 7% para os negros e 5% para latinos.
Nas áreas tecnológicas os asiáticos são maioria, com 55%, seguidos pelos brancos com 40%, enquanto negros e latinos têm 2% cada. Nas não tecnológicas a maioria é de brancos, com 70%, seguidos por asiáticos (11%), negros (9%) e latinos (7%). E nas posições de liderança as posições são as mesmas: brancos (72%), asiáticos (23%), negros e latinos (2% cada).
O eBay se comprometeu a divulgar essas informações anualmente, esperando que tal transparência ajude a melhorar a diversidade na companhia. “Como nossos dados mostram, fizemos muito progresso em algumas áreas”, comenta a empresa. “Mas ainda temos muito trabalho a fazer.”
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/43380/43380