Aplicativos relacionados à saúde existem aos montes, quase todos eles relacionados a emagrecimento, contagem de calorias, alimentação saudável e esportes, mas, até agora, eles não parecem ter se preocupado com a saúde mental dos usuários.
Uma startup chamada Ginger I.O promete utilizar um aplicativo que ajuda usuários com doenças mentais a se manterem saudáveis por meio da análise de dados, como localização, utilização de programas de mensagens, entre outras coisas.
Segundo Anmol Madan, criador do projeto, em entrevista ao MIT: “Se alguém está deprimido, por exemplo, ele se isola, tem dificuldades em ir à escola ou ao trabalho, ficam letárgicos e não se comunicam com outras pessoas da mesma forma. No final das contas, você pode ver este mesmo tipo de comportamento nos dados dos smartphones em termos de utilização de apps, movimento e comunicação.”
Apesar do custo em privacidade, um médico que possui dados sobre o paciente em tempo real pode diagnosticar um problema muito mais rapidamente e tomar medidas para impedir, por exemplo, um suicídio. O Ginger ainda está em fase de testes, mas já é utilizado por alguns médicos nos EUA.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43156/43156