O mundo dominado por dispositivos e excesso de informações é um enorme desafio para chamar a atenção do público durante apresentações. Em um contexto de negócios, por exemplo, a expectativa ao fazer a apresentação de uma ideia ou proposta é a de que resulte na assinatura de um contrato, da compra daquela ideia ou daquilo que tenha sido oferecido durante a apresentação.
A Prezi, plataforma para apresentações visuais, lista algumas dicas para conseguir maior envolvimento com o público e fazer com que ele guarde aquela experiência na memória. Confira:
1. Apresentar histórias, não só dados
Os dados são apenas ouvidos enquanto as histórias atingem o público. As histórias têm poder persuasivo, já foi demonstrado que as pessoas identificam e respondem mais a uma mensagem se um vínculo humano é estabelecido. Criar uma conexão emocional gera um impacto maior no público. Se, além disso, as histórias forem combinadas com estatísticas, a apresentação será mais atraente e confiável.
2. Utilizar conteúdo interativo
Esse conteúdo é mais efetivo e mais fácil de lembrar que o conteúdo estático. Com conteúdo interativo, quem está apresentando pode ficar mais atento aos aspectos que podem estar despertando mais interesse do público e manter mais tempo de sua atenção.
3. Ser memorável
As pessoas geralmente se lembram das coisas pelas suas relações espaciais. Portanto, se associarmos informações a uma imagem, nosso cérebro as reterá mais facilmente. A inclusão de imagens ajuda o público a visualizar os dados e a retê-los na memória. Apresentações que incluem imagens são 43% mais persuasivas.
4. Centrar o conteúdo em três aspectos
Metade das pessoas não consegue lembrar de um único ponto abordado em uma apresentação que assistiram dois dias atrás e 55% declaram que a informação não é relevante. O público extrai apenas três pontos ou aspectos-chave das apresentações. É importante, antes da apresentação, revisar cada slide para confirmar se em nele está contido pelo menos um desses pontos que deseja que o público se lembre. Naqueles slides que não cumprem com esse requisito é melhor eliminá-lo.
5. Não às apresentações sequenciais
A Universidade de Harvard realizou um estudo em que apresentações orais tradicionais foram comparadas com apresentações baseadas em ZUI (Zooming User Interface), pelo qual concluiu-se que as apresentações de ZUI eram mais organizadas (13%), atraentes (16%), persuasivas (22%) e eficazes (25%).
6. Falar com o público
É importante ter em conta que a apresentação deve ser como uma conversa, isto é, criar uma “apresentação de conversação” que seja interativa e participativa. A chave é perguntar ao público, antes de começar, quais aspectos tem maior interesse, levar em conta as respostas do público ao conduzir a apresentação e fazê-lo participar para que a apresentação seja mais eficaz.
7. Incluir infográficos
Eles são mais do que uma imagem, permitem apresentar os dados com mais eficácia do que somente o texto. Um infográfico nas redes sociais, por exemplo, obtém três vezes mais curtidas e compartilhamentos do que qualquer outro conteúdo. Os infográficos possibilitam compartilhar facilmente informações complexas em questão de segundos, o que é fundamental para chamar a atenção das pessoas durante uma apresentação.
fonte: http://computerworld.com.br/7-dicas-para-cativar-o-publico-durante-apresentacoes