A Microsoft anunciou nesta segunda, 15, a compra da Mojang, empresa responsável pelo desenvolvimento do game Minecraft. Apesar de a negociação ter sido especulada pelo noticiário tecnológico há alguns dias, paira no ar a razão pela qual a empresa de Satya Nadellla investiu US$ 2,5 bilhões no negócio.
Abaixo estão alguns dos possíveis motivos para a compra. Confira:
Título lucrativo
Um dos principais e óbvio motivos para a aquisição da Mojang é o lucro que o Minecraft pode render à Microsoft. O jogo já vendeu mais de 50 milhões de cópias incluindo diversas plataformas: PC, consoles e smartphones. Só em 2013, o aumento do lucro foi de US$ 100 milhões. Vale lembrar ainda que a franquia Minecraft possui uma linha de produtos licenciados que também entram para esses números.
Como recorda o Kotaku, o Minecraft pode já ser um jogo “que todo mundo tem”, mas continua semanalmente no topo da App Store.
O fator Lego
Minecraft é considerado uma espécie de “Lego digital”. Crianças, adolescentes e adultos adoram construir novos mundos. “É como um modelo de construção, mas em um ambiente virtual”, explica o Business Insider. Com a aquisição, é muito provável que pacotes de expansão, sequências e até mesmo mapas sejam oferecidos como extras no jogo.
Educação
A franquia Minecraft não virou só um fenômeno entre gamers, mas também tem ganhado cada vez mais espaço na educação. O jogo pode funcionar como uma forma de aprender planejamento urbano, questões ambientais e história, através de réplicas de monumentos históricos.
Além disso, a possibilidade de explorar o jogo com outros jogadores online é uma ótima forma de experienciar noções de trabalho em grupo e até mesmo comunicação.
Foco nos games
Em julho, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, publicou sua visão para a companhia em ummanifesto. No texto, Nadella discute a importância dos jogos.
“Como uma grande empresa, eu acho que é fundamental definir o núcleo, mas é importante fazer escolhas inteligentes em outros negócios nos quais podemos ter impacto e sucesso”, afirmou. “A única grande categoria da vida digital medida em termos de tempo e dinheiro gasto, em um primeiro mundo mobile, é a de games.”
Com a compra da Mojang e o pacote Minecraft, a Microsoft está indo fundo nos games. Além do jogo rodar em milhões de telas, a empresa tem a possibilidade de ampliar sua presença no setor.
Integração com social X outros títulos
Assim como o Candy Crush ou Angry Birds, Minecraft também possui seu lado social. No entanto, seus concorrentes já não possuem a mesma aderência de antes. Segundo o Business Insider, o jogo é como o Twitter, já que é possível que usuários contribuam com conteúdo para, consequentemente, crescer.
fonte: http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/44122/44122