Home » Curiosidade » Wikipédia influencia até a ciência, mostra pesquisa

Wikipédia influencia até a ciência, mostra pesquisa

O Wikipédia pode não parecer, mas é uma boa fonte de informação até para cientistas. Pesquisadores do MIT e da Universidade de Pittsburgh, nos EUA, publicaram um artigo que mostra a correlação direta entre a informação disponibilizada na plataforma e a probabilidade desse conteúdo influenciar na literatura científica futura.

O professor Neil C. Thompson, da Escola Sloan do MIT, afirma que os cientistas estão usando cada vez mais a Wikipédia na hora das pesquisas e que isso está influenciando no que eles escrevem.

Para determinar isso, eles realizaram um experimento que selecionava uma grande quantidade de artigos acadêmicos e os separaram pela metade. Uma parte foi publicada na Wikipédia, enquanto a outra foi divulgada em revistas especialidades. O resultado mostra que uma em cada 300 palavras de artigos de revistas científicas publicados depois da liberação dos estudos foram tiradas de ideias compartilhadas através do site.

No entanto, os pesquisadores reconheceram os desafios envolvidos com o estudo, já que eles não conseguiram usar métodos tradicionais de coleta de dados porque a maioria dos acadêmicos não cita a Wikipédia como fonte. Tanto que o próprio MIT alerta os seus alunos de que é inaceitável usar a Wikipédia como algo a mais do que uma fonte de “conhecimento comum”.

 

 

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.com.br/noticia/wikipedia-influencia-ate-a-ciencia-mostra-pesquisa/71203

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador
A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE