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Por onde começa a estratégia digital das micro e pequenas empresas?

Com as redes sociais, big data e inteligência artificial ganhando força no mercado e se tornando a realidade em diversos setores da economia, o assunto ‘criação de um site’ pode parecer até ultrapassado, mas ainda precisa ser considerado como a âncora da presença online de pequenos negócios. Quando se trata de investimentos necessários para que as micro e pequenas iniciem sua jornada de transformação digital, essa ação tão simples e de baixo custo pode ajudar a trazer confiança para os consumidores e negócios.

E o motivo é simples: hoje, quase toda empresa do mundo físico ou virtual tem um ponto de partida dentro da sua jornada digital, seja com um grupo no WhatsApp para vender e/ou se comunicar com clientes, ou com uma página no Instagram ou Facebook para postar informações sobre produtos e serviços. No entanto, a criação de um site profissional, quando feita dentro do plano de negócio, pode ajudar a melhorar o reconhecimento da marca e trazer para a empresa mais visibilidade sobre o cliente e prospect. E esse pode ser o começo de uma estratégia digital ampla para o negócio.

Transformação digital não é apenas ‘a palavra da moda’ e/ou sinônimo de investimento em uma nova tecnologia, mas uma mudança que impacta a forma de consumir e fazer negócios, com a possibilidade de mensurar e analisar os resultados. O melhor de tudo é que essa transformação não está restrita apenas às grandes e médias corporações. No entanto, para que essa jornada aconteça nas micro e pequenas empresas, é preciso garantir que a estratégia de marketing digital esteja de acordo com o plano de negócio. Depois de definido esse começo, é preciso colocar a ‘mão na massa’ e pensar nos próximos passos.

Ter um site oferece um canal de comunciação direto com o público-alvo e uma plataforma inteligente capaz de profissionalizar a comunicação, tornando-a mais assertiva e direcionada para ter controle da prórpria história. No início, algumas etapas são indispensáveis dentro do processo como ter um domínio registrado no nome da empresa; um local de armazenagem para o website; definir quem será o criador da página, um profissional de webdesign ou o próprio empreendedor; criar e-mails profissionais; escolher as imagens, vídeos e textos que tornarão os produtos e serviços mais atrativos para o consumidor; os detalhes são muitos, mas no final, a atenção aos detalhes fazem uma grande diferença.

E é na etapa de planejamento que a segurança do website, e a confiança que isso transmite, precisa ser enxergada como estratégica dentro da estratégia digital. Proteções contra malware e vírus, ferramentas de back-up e Certificados de segurança devem ser consideradas investimentos e não gastos, porque ajudam a garantir a confiança do consumidor no negócio.

Além disso, é necessário investir na estratégia correta de marketing digital com ferramentas digitais como o SEO (Search Engine Optimization), que por ajudá-los a se destacarem em listas de buscas, permite que o negócio seja facilmente encontrado na internet; o CRM (Customer Relationship Management) que permite criar e estruturar campanhas de email marketing e investir no pós-venda; e por fim, os parceiros confiáveis para logística e meios de pagamento para as lojas virtuais. Todas essas ferramentas, contribuem para que a comunicação entre a empresa e cliente se torne mais efetiva.

Das vantagens de ser pequeno

O benefício de conhecer os clientes pode ser uma vantagem competitiva para as micro e pequenas empresas, porque eles têm a oportunidade de manter um relacionamento mais personalizado com seu público e ao conhecer seus nomes, hábitos de consumo, e, até mesmo time do coração, e isso pode ajudar a fidelizar o consumidor. Gerir um site vai além de disparar e-mails marketings, é a habilidade de gerar engajamento com o cliente de uma maneira tão positiva, a ponto oferecer produtos certos e na hora certa, com base nos seus interesses.

Mas nada disso pode ser feito sem o acesso a um banco de dados eficaz. E, ao criar essa base de informações, a empresa pode começar analisando os insigths do consumidor para saber onde o cliente está e chegar na hora certa com produtos e serviços aderentes a sua necessidade, e nesse ponto as ferramentas que aproximam os clientes e ajudam as companhias a atender as suas necessidades podem ser usadas estrategicamente.

Embora não exista certo ou errado em relação à escolha de tecnologias adotadas pelas PMEs, a maturidade digital tem o mesmo significado de confiança, pois oferece ao cliente uma experiência descomplicada, simples e transformadora. No mais, uma das vantagens de ser pequeno é a possibilidade de poder inovar, começando devagar, porque as pequenas empresas podem testar uma tecnologia nova de cada vez, comparar os resultados, enxergar os pontos de partida e chegada dessas pequenas transformações. Afinal, o segredo da estratégia digital das pequenas está está nos resultados que elas conquistam durante as suas jornadas de transformação, que devem começar bem simples: com um site na internet.

*Valeria Molina é Diretora de Marketing da GoDaddy para o Brasil

 

 

 

 

 

fonte: http://computerworld.com.br/2018/7/25/por-onde-comeca-a-estrategia-digital-das-micro-e-pequenas-empresas

Sobre Tiago R.S. Works T.I.

Tiago R.S. Works T.I.
Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

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