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Aprenda a criar conteúdo para o seu blog

As técnicas de SEO ajudam a manter o seu blog bem posicionado nas páginas de busca. Mas de nada adianta otimizar as suas postagens se o conteúdo oferecido deixa a desejar.

Mas afinal, o que torna bom conteúdo para o seu blog? Nem sempre é fácil responder a essa pergunta. Alguns critérios sobre qualidade são bem subjetivos.

No entanto, critérios objetivos como a ausência de erros de português e coesão na organização das ideias são alguns dos conceitos que todo mundo concorda: conferem qualidade para um conteúdo.

Por outro lado, alguns conceitos sobre o que é um bom conteúdo dependem da subjetividade de cada um, do interesse de cada leitor. Por isso definir quem é o seu público de leitores já é um passo importante para você criar bom conteúdo.

A importância da pesquisa na produção de conteúdo

Digamos que o seu blog traz postagens a respeito de histórias em quadrinhos. Você então já tem um público definido: apreciadores, colecionadores e interessados nesse tipo de arte.

Chega de hora de saber como criar conteúdos que sejam interessantes para esse público. É aí que entra um ingrediente básico para essa tarefa: pesquisa.

Mesmo que você saiba muitos detalhes a respeito de revistas em quadrinhos. Pesquisar nunca é demais. Graças a ela você fica por dentro dos lançamentos e também de antigas curiosidades a respeito desse assunto.

Não preciso nem mencionar também o quanto uma pesquisa traz credibilidade para as suas informações, não é mesmo? E lembre-se: em se tratando de blog, credibilidade e qualidade andam de mãos dadas.

A criação de conteúdo

Se na hora de realizar uma postagem a pesquisa é fundamental, é importante depois saber como será a postagem. Hoje em dia os blogs permitem várias opções de postagens.

Além dos textos, é possível inserir vídeos, imagens e também infográficos. Qual ou quais os formatos você irá usar nas suas postagens dependerá de muitos fatores.

O importante é variar e com isso deixar o seu blog bem diversificado, sem repetições e agradável a um número maior de leitores.

Sabendo dos formatos que um blog permite, é então necessário criar os conteúdos. E para isso, é importante criar o seu conteúdo com base nas técnicas de SEO.

Pense nos títulos

Não basta apenas colocar a palavra-chave no título da sua postagem, é preciso ter um título que desperte a curiosidade do leitor. Por isso é interessante criar dois títulos: o de SEO e o interno.

O título de SEO vai estimular os cliques no link e também ser visto pelos buscadores do Google. O título interno será o atrativo para o visitante do seu blog ler a postagem.

É interessante pensar nos dois títulos antes de realizar a postagem. Além disso, depois do texto já escrito, não custa nada alterar os títulos caso você considere necessário.

E lembre-se também de inserir nas suas postagens os intertítulos. Eles possuem a função de delimitar os assuntos dentro de um mesmo tema, bem como tornam a leitura menos cansativa.

Imagens também trazem informação

Na hora de criar conteúdo para o seu blog, não descarte o uso de imagens e fotos. Elas servem para ilustrar, complementando as informações, assim como tornam a leitura mais interessante.

No nosso exemplo de um blog sobre histórias em quadrinhos, elas se tornam ainda mais valiosas. Não esqueça de inserir imagens acompanhadas pelo Alt Text. Ele auxilia na otimização da postagem.

Vídeos também agregam qualidade para um conteúdo. Eles são atrativos, pois mesclam imagem e áudio, assim como reforçam a mensagem das informações.

Para otimizar um vídeo em seu blog, também vale a utilização de palavras-chaves e títulos adequados.

Tamanho é documento

O tamanho das suas postagens é importante sim. Mas será que existe um tamanho certo? Não há uma resposta precisa, pois depende muito do tema em questão.

É errado imaginar que na era digital as pessoas tendem a rejeitar leituras longas. Se o assunto for instigante, certamente a postagem terá bom engajamento e vários compartilhamentos.

Enfim, uma postagem de bom tamanho geralmente tem entre 500 e 1000 palavras. Com essa quantidade, é possível passar a informação necessária sem cansar o leitor.

É importante também levar em conta o que está fazendo mais sucesso em seu blog. Caso sejam os conteúdos maiores, vale a pena investir neles.

Frequência e publicação dos seus conteúdos

Já vimos como criar conteúdo para o seu blog. Porém, outro detalhe que é tão importante quanto a criação do conteúdo é a frequência da sua criação.

Blogs que trazem poucas postagens não são bem vistos nem pelo Google e nem pelo público em geral. O ideal é elaborar um cronograma de postagens.

Com um cronograma contendo dias e horários destinados para postagens, você pode planejar melhor a criação do seu conteúdo. É interessante que os dias de postagens sejam próximos um do outro.

Conclusão

Trabalhar com um blog significa criar conteúdo e informação relevante e é isso que determina o sucesso desse tipo de estratégia.

Por isso, na hora de publicar o seu conteúdo, publique aquilo que você, como apreciador do assunto, queria que alguém publicasse. Estar no lugar do leitor facilita a criação e apura o seu conceito de qualidade.

About Tiago R.S. Works T.I.

Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

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