Home » Curiosidade » ONU reúne representantes de 80 países para discutir “robôs assassinos”

ONU reúne representantes de 80 países para discutir “robôs assassinos”

A preocupação em relação a armas autônomas – qualquer tipo de dispositivo letal que pode matar sem o envolvimento humano – tem aumentado consideravelmente a ponto de até grandes nomes da tecnologia, como Elon Musk, pedirem à ONU que regulamentasse o uso desse tipo de maquinário.

Com isso, a ONU resolveu prosseguir com as discussões para impor limites ao uso desse tipo de aparelhagem. Cerca de 80 países estiveram envolvidos no painel que pode gerar um código de conduta ou um processo de revisão de tecnologia para armas autônomas. Grupos de defesa dos direitos humanos se reúnem sob a campanha Stop Killer Robots (ou Parem os Robôs Assassinos em português) e já afirmam que mais de 22 países estão apoiando o banimento desse tipo de dispositivo.

robo assassino

Eles matam sem precisar de ninguém para puxar o gatilho

Futuro sombrio

Entre os motivos para que essas armas sejam proibidas está não apenas a preocupação com a vida das pessoas em áreas de guerra, visto que é muito mais fácil matar seres humanos sem precisar de alguém puxando um gatinho, mas também o fato de que o avanço das tecnologias de inteligência artificial pode criar máquinas assassinas descontroladas e implacáveis. Não, não se trata de ficção científica, mas da real possibilidade de máquinas resolverem – por conta própria – matar quem elas quiserem.

As armas autônomas letais ameaçam tornar-se a terceira revolução na guerra

Uma carta aberta coordenada pelo professor Toby Walsh, da Escola de Ciências da Computação e Engenharia da Univesidade de Nova Gales do Sul, afirma que “as armas autônomas letais ameaçam tornar-se a terceira revolução na guerra. Uma vez desenvolvidas, elas permitirão o envolvimento em conflitos armados em uma escala maior do que nunca e em intervalos de tempo menores do que os humanos podem compreender. Estas podem ser armas de terror, armas que déspotas e terroristas podem utilizar contra populações inocentes. Não temos muito tempo para agir. Uma vez que esta caixa de Pandora for aberta, será difícil fechar”.

robo assassino

Um robô seria capaz de compreender uma rendição?

Nomes de peso

Essa carta foi assinada por nada menos que 116 profissionais da indústria da tecnologia, incluindo grandes nomes como o próprio Elon Musk e Mustafa Suleyman, fundador e chefe de inteligência artificial aplicada no Google DeepMind Technologies. Funcionários da ONU afirmam que, em teoria, armas totalmente autônomas controladas por computador ainda não existem.

Temos que ter cuidado para não dramatizar esta questão

Porém, a intenção das reuniões é, primeiramente, definir exatamente o que são esses “robôs assassinos” para que medidas possam ser tomadas e limites impostos. Para evitar a histeria geral causada pela semelhança da situação com filmes e outras obras de ficção científica, o embaixador da Índia Amandeep Gill tratou de acalmar a situação afirmando que os humanos ainda estão no controle das coisas.

 

 

 

 

fonte: https://www.tecmundo.com.br/mobilidade-urbana-smart-cities/124367-onu-reune-representantes-80-paises-discutir-robos-assassinos.htm

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador

A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE