Home » Computador » O que fazer quando seu PC der “tela azul”

O que fazer quando seu PC der “tela azul”

O Windows pode ser um tanto incerto em termos de estabilidade e performance. Apesar de o sistema trazer muitos recursos que facilitam as nossas vidas, ele também é conhecido por alguns problemas de desempenho, como “travamentos” e “congelamentos”, telas azuis e outros bugs gerais.

Pensando nisso, preparamos um guia rápido com algumas dicas sobre o que você pode fazer quando o seu PC com Windows “travar” ou “congelar”.

Verifique as atualizações do Windows

A primeira coisa a fazer é garantir que você está rodando a versão mais recente do Windows. Você pode verificar se há algum update pendente ao seguir os seguintes passos:

-Clique em Iniciar (Start) no canto inferior esquerdo da tela, e digite “Windows Update” na barra de buscas

-Abra a ferramenta Windows Update quando ela aparecer nos resultados da pesquisa; lá você poderá ver se está com a atualização mais recente

Limpe os seus arquivos temporários

A pasta de arquivos temporários costuma ficar muito cheia muito rapidamente. Por isso, é importante limpá-la regularmente, uma vez que ela pode impactar no desempenho do sistema. Aperte as teclas Windows e R e digite “Temp” na caixa de buscas que aparecer.

Isso abrirá a pasta de arquivos temporários e te mostrará todos os arquivos dentro dela. Aperte Ctrl+A para selecionar todos os arquivos da pasta e então Delete para remover todos da máquina.

Rode um diagnóstico de memória

Memória defeituosa é uma das causas mais comuns desses congelamentos em computadores, e felizmente o Windows possui um software embutido para verificar a integridade da mesma – e ele é simples e fácil de usar.

Aperte a Tecla Windows novamente, e pressione R. Na janela resultante, digite ‘mdsched.exe’ na caixa de buscas e aperte Enter. Você então receberá a opção de verificar imediatamente a memória (que irá reiniciar o PC) ou esperar até que você reinicie o computador naturalmente, e a verificação será realizada na próxima inicialização da máquina.

Quando a sua máquina for inicializada de novo, você verá uma tela azul (mas não a temida Tela Azul da Morte!) que te mostrará o progresso da sua avaliação de memória.

Ajuste a sua memória virtual

A memória virtual é essencialmente uma extensão da memória física do seu computador, e é parte RAM e parte uma porção do seu HD. Caso o seu PC fique sem RAM ao tentar realizar uma tarefa, o Windows vai usar essa memória virtual para armazenar arquivos temporariamente.

É possível ajustar a quantidade de recursos que a memória virtual pode acessar ao navegar até as opções avançadas do seu sistema, onde você encontrará uma maneira para fazer isso ao seguir esses passos:

Vá até Painel de Controle (Control Panel) > Sistema e Segurança (System and Security) > Sistema (System) e então acesse as Configurações Avançadas (Adavanced Settings).

No painel de Performance, clique em Configurações (Settings) e vá até a aba Avançado (Advanced).

Na parte inferior do painel, você verá informações sobre a Memória Virtual (Virtual Memory). Clique no botão “modificar/alterar”, e na janela que aparecer, desmarque a opção do topo.

windows10dicas01.jpg

Na imagem acima, você pode selecionar o seu drive e então marcar “Tamanho Customizado” (“Custom Size”). Você então verá o tamanho atual da sua memória virtual na parte inferior, então aumente-a em 50% ou 100% no campo de customização e clique em Configurar (Set). Por fim, clique em Ok.

Realize uma verificação de disco

Outro problema comum é encontrar erros no seu drive. Caso você não tenha desfragmentado o disco ou realizado uma busca por erros há algum tempo, então essa pode ser uma causa provável dos “travamentos” e “congelamentos”.

Abra o Windows Explorer, clique com o botão direito do mouse no drive principal (muito provavelmente o C) e depois em “propriedades” (“properties”).

Vá até a aba Ferramentas (Tools) e no painel de verificação de erros (Error-Checking), clique em “Verificar Agora…” (“Check now…”).

windows10dicas02.jpg

A janela acima será aberta. Clique em Iniciar (Start) para começar o processo.

Você agora cobriu a maioria das suas bases e limpou o seu sistema de forma que os problemas de congelamento deverão ter sido resolvidos. Caso eles continuem mesmo após tudo isso, então pode ser que a sua máquina esteja sofrendo com algum problema mais sério.

 

 

 

 

 

fonte: http://computerworld.com.br/o-que-fazer-quando-seu-pc-der-tela-azul

Sobre Tiago R.S. Works T.I.

Tiago R.S. Works T.I.
Meu nome é Tiago Frutuoso e sou Sócio e Proprietário da R.S. Works – Soluções em T.I., que é uma empresa que está no ramo desde 2009. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE