Home » Computador » Inteligência artificial do Google enfrentará seu maior desafio em maio

Inteligência artificial do Google enfrentará seu maior desafio em maio

No ano passado, a DeepMind, empresa de inteligência artificial do Google, realizou um feito impressionante na história das máquinas: seu sistema AlphaGo derrotou o campeão mundial de Go em um desafio homem X máquina. No entanto, a empresa ainda quer ir mais longe e marcou um novo desafio, dessa vez ainda mais abrangente, contra outros profissionais do jogo de mais de 3.000 anos de idade.

O Google anunciou hoje que promoverá, entre os dias 23 e 27 de maio, um encontro chamado “Future of Go Summit” (algo como “convenção para o futuro do Go”). Nele, a versão mais recente do AlphaGo enfrentará jogadores humanos em diversas modalidades. Abaixo, pode-se ver o vídeo do anúncio oficial da empresa:

As disputas incluirão “Go em pares”, em que duas duplas formadas por um humano e uma versão do AlphaGo se enfrentarão, e “Go em equipe”, com o AlphaGo tendo de encarar um time composto de cinco dos maiores profissionais de Go da China.

Mas o grande destaque do evento será um novo desafio homem versus máquina, dessa vez composto por onze partidas contra o atual campeão mundial de Go, o chinês Ke Jie. Com 17 anos e jogando profissionalmente desde os 10, Jie já venceu diversas partidas contra Lee Sedol (o jogador que foi derrotado pelo AlphaGo no ano passado), segundo o The Verge. Além das disputas, o evento contará também com palestras sobre Go e sobre os avanços recentes da inteligência artificial.

Abrindo o jogo

Embora a vitória de uma inteligência artificial sobre um humano tenha assustado algumas pessoas, a comunidade jogadora de Go viu com excelentes olhos o feito. “O jogo do AlphaGo nos dá a sensação de liberdade, de que nenhuma jogada é impossível. Agora, todos estamos tentando jogar de maneiras que nunca antes foram testadas”, declarou Zhou Ruiyang, outro proeminente jogador profissional.

Reprodução

De fato, uma série de mudanças e inovações ao jogo milenar surgiram após a partida do ano passado, na qual o AlphaGo superou Lee Sedol por quatro vitórias contra uma. A própria DeepMind, após a disputa, detalhou algumas das jogadas mais surpreendentes feitas pela máquina durante o desafio em um post em seu blog.

Um dos principais motivos para a vitória do sistema ser tão impressionante é que Go é um jogo que depende muito mais da intuição do que o xadrez, por exemplo. Se um computador pode calcular todas as jogadas possíveis em um jogo de xadrez para escolher a melhor, no Go isso não funciona; é necessário que o jogador confie em sua experiência e tente prever as atitudes de seu oponente para vencê-lo.

Pode parecer que jogar Go não seja uma aplicação muito útil para uma tecnologia tão avançada. No entanto, as técnicas que permitem à DeepMind criar e desenvolver o AlphaGo são as mesmas que ajudam a empresa a criar sistemas de economia de energia que valem bilhões, ajudar no tratamento de câncer e na prevenção de problemas oftalmológicos que podem levar a cegueira.

 

 

 

 

 

fonte: https://olhardigital.uol.com.br/noticia/inteligencia-artificial-do-google-enfrentara-seu-maior-desafio-em-maio/67387

Sobre R.S. Works T.I. Administrador

R.S. Works T.I. Administrador
A R.S. Works – Soluções em T.I. É empresa que está no ramo desde 2009. Estamos com uma área grande em Tecnologia. A R.S. Works T.I. tem certeza que a parceria entre o fornecedor e o cliente é a chave para o sucesso de qualquer projeto e é por isso que na oportunidade de oferecer seus serviços a R.S. Works T.I. foca nos itens necessários para o fortalecimento da parceria, tais como: Prazo, preço, qualidade, ética, transparência.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *

*

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE